Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Universidades estaduais

Seis mil universitários receberão empréstimo de equipamentos para aulas remotas

AEN-PR
24 jul 2020 às 17:02
- Jaelson Lucas/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de 6 mil alunos das universidades estaduais do Paraná serão beneficiados com a compra de equipamentos para acesso às aulas remotas. O investimento de R$ 1,5 milhão será feito com recursos repassados pela Assembleia Legislativa, atendendo demanda da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A compra será operacionalizada pelas universidades. A medida foi confirmada em sessão plenária remota, pelo presidente da Casa, Ademar Traiano.

O objetivo é garantir que estudantes que enfrentam dificuldades para acompanhar as aulas online devido à falta de equipamentos e conexão de internet, tenham acesso ao conteúdo de maneira gratuita.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O recurso vai permitir que os alunos mais carentes acompanhem as atividades online com equipamentos e condições de qualidade. Apresentamos a proposta para a Assembleia Legislativa e fomos atendidos prontamente, por entender que é um compromisso importante das universidades em não excluir nenhum aluno durante as atividades remotas”, afirmou o superintendente-geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC


BIBLIOTECAS

Publicidade


Os equipamentos adquiridos pelas universidades serão emprestados aos estudantes. "Os equipamentos não serão doados aos alunos. Eles ficarão nas bibliotecas das universidades e o aluno que não tiver o equipamento poderá fazer o empréstimo para utilização desses equipamentos enquanto necessitar. É uma forma de ajudar a voltar essa nova normalidade que é a aula não presencial enquanto dura esse período de pandemia”, destacou o deputado Luiz Claudio Romanelli.


INCLUSÃO

Publicidade


A presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público e reitora da UENP (Universidade do Norte do Paraná), Fátima Aparecida da Cruz Padoan, destacou que o investimento será destinado para o Programa de Inclusão Digital, que tem com objetivo englobar todos os alunos no processo de implantação do Regime Especial nas universidades estaduais.


"O regime especial consiste na oferta das disciplinas pelas ferramentas tecnológicas, porém uma parcela dos nossos alunos não tinha acesso, pela falta de internet e equipamentos. O investimento vai proporcionar uma inclusão efetiva nas instituições”, destacou.

Publicidade


COMPRA CONJUNTA


Reunidos na quinta-feira (23), de forma virtual, os reitores das sete instituições de ensino superior paranaenses definiram que a UEL (Universidade Estadual de Londrina) deverá realizar um Registro de Preços para a compra de equipamentos, atendendo as demais instituições que poderão fazer a aquisição de forma conjunta.

Publicidade


Já a UEM (Universidade Estadual de Maringá) será a responsável pelo Registro de Preços para aquisição de pacotes de Internet, sendo que todas as universidades poderão ser atendidas no mesmo pregão. Cada universidade será a responsável pela compra dos insumos para atender os alunos, de forma individualizada.


UNIÃO


O reitor da UEL, Sérgio Carvalho elogiou a iniciativa da mesa diretora da Assembleia, que demonstrou grande sensibilidade nesse momento em que, não só as universidades, mas todo o conjunto da sociedade busca alternativas para manter as atividades de modo remoto, respeitando a necessidade do isolamento social.

O reitor também lembrou a união entre as reitorias das sete universidades estaduais, que estão agindo de forma unida nesse momento visando enfrentar essa crise provocada pelo Coronavírus. "As Instituições estão focadas na busca de alternativas para garantir a inclusão de todos os estudantes. Esse trabalho conjunto encontrou eco na ALEP”, resumiu o reitor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade