Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Direcionamento

Teste vocacional ajuda na escolha do curso

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 jan 2020 às 12:09
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No ensino médio é comum ficar indeciso entre algumas profissões e ter o anseio de entrar na universidade o mais rápido possível. Por isso, os alunos podem fazer escolhas equivocadas quanto a carreira que mais combina com sua personalidade e gostos. Em busca de levar os estudantes a escolhas certas, os testes vocacionais foram criados. Eles são elaborados para analisarem as habilidades, expectativas e visões de mundo dos participantes.

De acordo com uma pesquisa produzida pela Catho, 72% dos estudantes escolhem seus cursos com base no teste vocacional. Realizado com 280 alunos, o estudo também listou quais os objetivos mais comuns dos jovens ao realizar o teste. Cerca de 46% das pessoas buscam esses resultados para comparar com os cursos que já pretendiam fazer, enquanto 33% queriam ter mais ideias de carreiras que se enquadram no seu perfil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O gerente da Catho Educação, Fernando Gaiofatto afirma que é importante buscar orientação nesse momento e que, ao responder o teste, o estudante pode se conhecer melhor. "Diante das diversas possibilidades de cursos, bem como o bombardeio constante de informações, fica cada vez mais difícil para o jovem fazer uma escolha que traga satisfação para a vida profissional. É exatamente neste momento que o jovem pode recorrer ao teste vocacional, para verificar interesses e de que forma eles se alinham a traços da nossa personalidade", diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ações humanas

Onda de calor de março no Brasil foi intensificada pelas mudanças climáticas, aponta estudo

Imagem de destaque
Bacharelado, tecnológico...

UEL tem quase 1 mil vagas remanescentes; universidades do PR somam quase 9 mil oportunidades

Imagem de destaque
Saiba mais

Cientistas da Itália descobrem vulcões submarinos na Antártida

Imagem de destaque
Incentivo para estudantes

Começa o pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia


O que é um teste vocacional? - Estratégia desenvolvida e utilizada pela Psicologia para realizar avaliações de personalidades, os testes vocacionais relacionam as respostas sobre expectativas de carreira, gostos pessoais e postura em momentos de pressão com as profissões existentes. O objetivo é encontrar a carreira que mais combina com a pessoa.

Publicidade


Para isso, o estudante é, muitas vezes, submetido a perguntas como:


• Qual sua tarefa em trabalhos em grupo?

Publicidade


• O que você gosta de fazer?


• Por quais características você pretende se destacar profissionalmente?

Publicidade


• Como você se comporta em discussões?


• Como seria um mundo ideal para você?

Publicidade


Os testes podem ser aplicados por psicólogos em clínicas ou escolas, mas também há sites que disponibilizam o serviço. Neles, é preciso ficar atento para saber se foram formulados por especialistas. Consultar os professores também é uma alternativa para escolher o que seguir profissionalmente.


Para os estudantes que buscam ainda mais resultados, existe a orientação vocacional. Ela é mais complexa e envolve testes e entrevistas com um profissional para que os traços da personalidade sejam cruzados com as expectativas e posicionamento em busca da profissão ideal para o indivíduo.

Com a lista de áreas e carreiras produzida pelos testes, a pessoa pode escolher qual carreira trilhar com base no mercado de trabalho, oportunidades e perspectivas para o futuro que a profissão oferece e, também, se é algo que o deixará feliz e realizado ao longo da vida.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade