Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça o Corona AI

UEL cria ferramenta que identifica fake news sobre a Covid-19

Agência Estadual de Notícias
29 out 2020 às 10:35
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Acelerador de acesso à informação é a definição dada por pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para o chat boot Corona AI. A ferramenta online foi implementada em abril deste ano para responder dúvidas e combater fake news sobre o novo coronavírus, fornecendo dados oficiais e confiáveis para a população.

O professor Sylvio Barbon Júnior, do Departamento de Computação, explica que a funcionalidade do chat é bem simples. O usuário envia uma pergunta escrita ou por áudio e, em segundos, a inteligência artificial do programa interpreta a mensagem, acessa bancos de dados oficiais e fornece a resposta. Após seis meses de criação, a média de atendimentos é de 30 por dia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Criado e modelado em apenas 20 dias, por uma equipe de professores, servidores e estudantes da UEL, o Corona AI foi programado para atuar em três linhas: informações dinâmicas sobre fake news; diagnóstico, sintoma e tratamento da Covid-19; e número de óbitos, incidentes e locais de atendimentos. A base de dados é composta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, além de recomendações de especialistas da área.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia


"A gente só precisa do chat boot porque existe muita informação disponível”. Neste sentido, o papel do robô é organizar o Big Data – as diversas informações que não estão estruturadas – e fornecer para as pessoas. "Ele é um interpretador”, diz o professor.

Publicidade


De acordo com ele, são duas as principais funções do chat boot – absorver conhecimento dos bancos de dados e fazer a comunicação facilitada com o usuário. O programa simula o diálogo, como se o atendimento fosse realizado por um humano. O mais interessante, segundo o professor, é que o robô pode atender simultaneamente diversas pessoas no mesmo minuto ou segundo.


Além disso, o atendimento é preciso e todos recebem respostas oficias, sempre com a fonte da onde a informação foi retirada. O que muda é a estrutura da resposta para imprimir certa naturalidade para a conversa.

Publicidade


DÚVIDAS – Sylvio já nota diferença nas pesquisas feitas durante esses seis meses. No início, as principais dúvidas eram sobre sintomas e prevenção da doença. Ele lembra também que muitas pessoas estavam curiosas para testar a nova ferramenta e interagir com o robô. "Teve gente que fez até proposta de casamento para o chat”, conta. Com isso, chegaram a ter 700 usuários em apenas um dia. Atualmente, as principais perguntas são sobre atendimento e número de casos e óbitos.


NA PRÁTICA - Para responder a essas questões, a inteligência artificial do programa consulta o banco de dados e faz a busca por palavras-chaves. Segundo o professor, pesquisas genéricas por palavras como coronavírus e Covid-19 trazem resultados mais amplos, o que pode não sanar a dúvida. As pesquisas mais eficientes são as que utilizam palavras específicas como máscara, febre, casos em Londrina e até mesmo dengue. No caso da última, a ferramenta busca os sintomas e apresenta as diferenças com a Covid-19.

Publicidade


FAKE NEWS - Quanto às fake news, o chat boot também faz a busca e indica a notícia falsa. Um exemplo citado pelo professor é o seguinte: ao digitar "Bill Gates” na conversa, o robô retorna com a mensagem "Isso se parece com o boato "Empresa de Bill Gates é a dona da patente do novo coronavírus” e indica o site para acessar a verificação da notícia.


Além do professor Sylvio, a criação do Corona AI contou com a colaboração do pesquisador Hugo Queiroz Abonizio, também do Departamento de Computação e Eduardo Henrique Giroto, estagiário Iniciação Científica.

Publicidade


Entre os demais profissionais convidados estão o professor Alberto Durán González, do Departamento de Saúde Coletiva; Sérgio Henrique Gerelus, coordenador de Comunicação da UEL; Arthur Eumann Mesas, do Centro de Estudos Sociosanitários da Universidade de Castilla-La Mancha; Renne Rodrigues, do Departamento de Saúde Coletiva, e Ana Paula Ayub da Costa Barbon, do Departamento de Medicina Veterinária da Unifil. Também atuaram no projeto os profissionais de TI, Wellington Cardador e Leonardo Pinheiro, da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI).



Box
Pesquisadores da UEL trabalham em novas ferramentas

Publicidade


A expertise aplicada ao Corona AI e às pesquisas já desenvolvidas anteriormente deram know-how para que outros projetos começassem a ser implantados na universidade. O próximo a ser lançado é o chat boot do Portal da Transparência, para consultas de receitas e despesas da UEL, como gastos com materiais, combustível, entre outros.


A função da ferramenta será reunir dados de documentos e planilhas e acelerar o acesso à informação. Segundo Sylvio, este tipo de ferramenta poderá ser utilizado futuramente em outros setores que fazem atendimento ao público, como a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), e até mesmo para informações sobre o Vestibular da UEL.

Publicidade


"Estamos no período de transição do papel para a digitalização. Hoje, o que esbarra não é a questão tecnológica, é a transferência de entendimento. Alguém precisa alterar, assinar, autorizar”, afirma o pesquisador. Para ele, seria preciso uma mudança de cultura organizacional para que houvesse mais facilidade para utilização dessas ferramentas no setor público.


De acordo com o professor, outro ponto que dificulta a implementação de ferramentas de inteligência artificial é a legislação e os limites que precisam existir. Ele cita que isso ainda é muito recente no Brasil, a se considerar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – nº 13.709/2018) entrou em vigor recentemente, em 16 de agosto.


O professor lembra que antes da criação dos buscadores online, como o Google, as pessoas não sabiam que poderiam encontrar tanta informação sobre qualquer assunto. Agora, essa busca está indo do sentido amplo para o específico, ao ponto em que a própria universidade vai organizar essa pesquisa interna.


Ele vislumbra que daqui a algum tempo essa função de chat boot estará disponível para as pessoas pesquisarem sobre a própria vida, em situações como lembrar onde estava certo dia e com quem, onde fez determinada compra com o cartão de crédito, entre outras.


Sobre a utilização da inteligência artificial, ele é categórico. "Não é um caminho sem volta porque a gente não tem nem a ideia do caminho que é oferecido”.


PESQUISAS – As pesquisas do professor Sylvio Barbon Júnior com inteligência artificial iniciaram em 2014, quando o objeto de estudo foram os boots utilizados nas redes sociais. Ele cita o caso dos trends topics do Twitter, em que robôs impulsionavam algum tópico para ser o mais comentado da rede.

Anos depois, o foco das pesquisas passou a ser análise de notícias e identificação de fake news. Em estudos na pós-graduação foram analisados dez mil textos em português, inglês e espanhol. O resultado foi a diferenciação entre textos falsos, verdadeiros e também irônicos, a partir da definição de 21 características, que avaliaram erros ortográficos, lead, formalidade do texto criado, entre outros. O estudo foi apresentado nesta matéria publicada no Jornal Notícia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade