Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

UEL cria página com dados atualizados da Covid-19

Redação Bonde com Agência UEL
14 abr 2020 às 09:12
- Arquivo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Professores do Departamento de Estatísticas do CCE (Centro de Ciências Exatas), da UEL (Universidade Estadual de Londrina), criaram uma página no site da instituição para atualizar as informações sobre a Covid-19. A página pode ser acessada AQUI e reúne informações sobre o número de doentes e mortes causadas nesta pandemia.

O diretor do CCE, o professor Silvano Cesar da Costa, explica que o objetivo da ação - iniciativa de professores do departamento - é construir um canal de informação sobre a atual situação da doença com enfoque no estado do Paraná. O trabalho começou na segunda-feira (13) e atualização será feita diariamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Costa explica que a página da UEL tem como base os dados divulgados pelo site Brasil.io, que é um repositório de dados públicos e reúne números das secretarias de saúde dos estados brasileiros. "Cada estado solta seu boletim, independentemente, e o pessoal desse site -Brasil.io - faz a junção de todas as informações e as disponibiliza [ao público]. A gente atualiza todo dia, mas depende do site atualizar a sua base de dados".

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


A página do CCE parte das estimativas da população, sistematizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tendo como base o ano de 2019. O site conta com seis abas: Resumo, Tabelas Dinâmicas, Linhas de Tendência, Mapas e Contatos. "A página é informativa, com base nos dados confirmados pelas secretarias de saúde. Não temos como objetivo fazer previsões futuras", comenta o professor.


A partir dos dados coletados pela equipe, os professores geram importantes informações, que podem mudar conforme o comportamento do vírus e da doença. Esse cenário está ligado diretamente às medidas de prevenção para conter o coronavírus, como o isolamento social. Por exemplo, os cinco municípios paranaenses com maior taxa de letalidade, ou seja, de morte por Covid-19, em 13 de abril, são: Curitiba, Campo Mourão, Londrina, Maringá e Cascavel.

Na aba "Mapas", o internauta pode verificar os municípios do Paraná que têm casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus e, também, o número de mortes por Covid-19. Basta passar o cursor em cima do mapa de cada município do estado. Quanto mais escura a cor do município, maior o número de casos e mortes pela doença. O trabalho conta com a colaboração do estudante do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (mestrado), Gabriel Danilo Shimizu.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade