Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Docente pioneiro

UEL decreta luto pela morte do professor aposentado Jorge Cernev

O Perobal
27 ago 2020 às 16:56
- Arquivo Pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ato Executivo assinado pelo reitor da UEL, Sérgio Carvalho, nesta quarta-feira (26), decretou luto oficial pela morte do professor aposentado do Departamento de História, Jorge Cernev, de 85 anos, que faleceu na tarde desta quarta, em Londrina. O professor lutava contra um câncer no pâncreas. O sepultamento foi realizado na manhã desta quinta, no Parque das Allamandras.


Docente pioneiro da UEL, atuou por 38 anos na Universidade, tendo sido o primeiro chefe do Departamento de História e segundo diretor do CCH (Centro de Ciências Humanas). O professor foi um dos fundadores do Museu Histórico de Londrina, autor do livro Liberalismo e Colonização – o caso do norte do PR, publicado pela Editora da UEL, onde resgata parte da história de Londrina, desde os tempos da Cia de Terras do Norte do Paraná.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


LEIA MAIS NA FOLHA:

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Jorge Cernev deixa legado para a história de Londrina


Além de lecionar História e Filosofia na UEL, Jorge Cernev também foi professor no Colégio Estadual Vicente Rijo. Natural de Quatá (SP), mudou-se com a família para o interior do Paraná com apenas três anos. O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, lembrou nesta quarta-feira, nas redes sociais, da generosidade do professor Jorge, com quem ele teve contato quando chegou em Londrina.

Segundo relatou o reitor, Jorge Cernev cedeu gratuitamente uma antiga residência de sua família para um grupo de professores da UEL. "Uma grande figura humana, um professor a ser homenageado”, escreveu o reitor. Jorge Cernev era casado com a professora aposentada da UEL, Eunilda Kemmer Cernev, de 78 anos. Deixa três filhos e dois netos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade