UEL processa mais 1,95 mil litros de álcool para instituições de Londrina

por Agência UEL de Notícias
   

Alunos e professores do CCE (Centro de Ciências Exatas) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) processaram mais 1.950 mil de álcool para instituições de Londrina. Mais um lote (de 960 litros) foi entregue nesta terça-feira (7), no Bloco R do CCE, ao 2º Comando Regional de Polícia Militar, que compreende 89 municípios do Paraná. Ao todo, o álcool tratado pelo CCE atende a cinco batalhões da Polícia Militar (BPM) e três companhias independentes, do norte do estado. O álcool é um potente instrumento de combate ao coronavírus, que transmite a COVID-19.

Divulgação/CCE-UEL

O diretor do CCE, o professor Silvano Cesar da Costa, afirma que o lote repassado à PM soma-se a outros cerca de 700 litros de álcool já processados por professores e estudantes do centro que foram entregues à corporação. Segundo o professor, o CCE vai receber do Rotary Clube de Londrina, outros 1.000 litros para processamento. O Rotary Clube deve repassar o álcool para casas de repouso de idosos, unidades básicas de saúde e centros de educação infantil.

Conforme o professor Silvano Cesar da Costa, professores e estudantes de diferentes níveis de ensino (graduação e pós-graduação) - coordenados pelo chefe do Departamento de Química, o professor Mário Henrique Killner - processam o álcool adaptando o produto para o uso humano. A UEL recebe todos os insumos para realizar esse trabalho, como álcool, glicerina, peróxido de hidrogênio e corante. O material é doado por indústrias da região.

O professor explica que o processamento depende da forma como o produto chega ao CCE. "Se o álcool vier acima de 90%, a gente faz a diluição [para 70%] e depois fazemos o preparo. Se o produto vem a 70%, a gente só faz o preparo, com a mistura dos insumos nas medidas corretas. Depois disso, envasamos o produto". Segundo ele, o álcool vem da indústria "bastante agressivo" para higienização das mãos e, por isso, precisa passar por esse preparo.

Conteúdo relacionado: