Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Redução da contaminação

UEM desenvolve guia prático de uso e retirada de EPI’s aos profissionais da saúde

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
01 jun 2020 às 17:43
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o objetivo de evitar e reduzir a contaminação pela Covid-19 dos profissionais que atuam na área da saúde no Lepac (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Análise Clínicas) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e no HU (Hospital Universitário Regional) de Maringá, mestrandos, bolsistas de iniciação científica e pesquisadores dos programas de pós-graduação em PGP (Engenharia de Produção) e em Pem (Engenharia Mecânica), desenvolveram e validaram um guia prático que descreve o passo a passo para usar e retirar os EPI's (Equipamentos de Proteção Individual).

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Edwin Cardoza, que conduziu esse estudo explica que o guia prático de fluxo de segurança no trabalho foi elaborado a partir de documentos disponibilizados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a cartilha do Center for Disease Control and Prevention do Department of Health and Human Services USA e a cartilha do Confen (Conselho Federal de Enfermagem), posteriormente, validado e revisado por profissionais do LEPAC e HUM/UEM. Pesquisas realizadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e Cofen destacam que os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate são expostos constantemente ao Coronavírus (SARS-CoV-2) no ambiente de trabalho. E, um dos principais pontos de contaminação é o próprio EPI quando é usado, retirado ou descartado de forma inadequada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Essa é a mesma preocupação relatada pelo Coordenador do Laboratório de Virologia Clínica do Lepac, Dennis Bertolini, e pela superintendente do HUM/UEM, Elisabete Kobayashi, durante visitas realizadas pelos pesquisadores dos programas.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC


"Para garantir a saúde e segurança no ambiente de trabalho, os profissionais da saúde devem usar todos os EPI’s como máscara, avental ou capote, luvas de procedimento, óculos ou protetor facial, gorro ou toca e sapatilhas. E, a indicação é que esses EPI’s devem ser colocados e retirados seguindo uma sequência específica para quem trabalha em laboratórios clínicos ou em ambiente hospitalar” explica Bertolini.

A partir da iniciativa dos pesquisadores e alunos foi possível identificar também que existem outras demandas para construir recomendações de segurança ou estabelecer fluxos sobre as rotinas para profissionais da saúde que atuam em funções ou setores como, por exemplo, motorista, recepcionista, triagem e área administrativa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade