Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Campus de Goioerê

UEM inaugura graduação em Física Médica

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 ago 2020 às 10:59
- Reprodução/UEM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O campus de Goierê da UEM (Universidade Estadual de Maringá) terá uma nova graduação, em Física Médica. O anúncio foi feito na quinta-feira passada (30), pelo superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Aldo Bona, em um evento da universidade.


O curso, que foi aprovado no fim de 2019, terá 40 vagas e duração de 4 anos, com aulas nos períodos vespertino e noturno. A previsão é de que estudantes possam se candidatar a ele já no próximo vestibular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Confira: UEM abre vagas para professores temporários

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


O processo de estudo para implantação do novo curso teve início há um ano, quando professores da UEM e sociedade civil organizada de Goioerê reuniram-se para estudar a viabilização da graduação. "Estamos colhendo o fruto daquela reunião, fazendo a junção da física com a medicina, fortalecendo ainda mais o ensino regional. Foi também pela implantação do curso de Física Médica que conseguimos trazer para a cidade a UTI da Santa Casa”, lembra Roberto dos Reis Lima, prefeito de Goioerê.

Publicidade


O Curso de Física Médica


Hoje, no Brasil, existem 18 cursos de Física Médica, sendo 6 em São Paulo, 4 no Rio Grande do Sul, 2 no Rio de Janeiro, 2 em Minas Gerais, 1 em Brasília, 1 em Goiânia e 1 no Sergipe. O primeiro curso do Paraná é o ofertado pela UEM de Goioerê.


Os dois primeiros anos de curso compõem as disciplinas de Física e Cálculo. Química, Biologia e Ciências Humanas somam mais 6 meses. As disciplinas específicas de Física Médica somam mais 1 ano e, por fim, o estágio supervisionado no hospital, com a duração de 6 meses.

Como explica o professor Ronaldo Celso Viscovini, o curso forma físicos para trabalhar interagindo com a medicina: "O Físico Médico pode trabalhar com radioterapia, ele planeja a dose e o local de aplicação para que essa aplicação seja mais segura e eficiente possível; medicina nuclear, quando são aplicados isótopos diretamente no paciente, um exemplo é a iodoterapia. Além de fazer o planejamento do tratamento, ele também faz a parte de preparação dos compostos radioativos que serão usados no tratamento; podendo atuar também no diagnóstico por imagem, tanto no controle de qualidade, no treinamento de operadores e em uso de equipamentos de altíssima tecnologia para ter o máximo de aproveitamento do equipamento; e por fim, está a frente das novas fronteiras da medicina em áreas como o laser médico, a robótica, e também ondas Terahertz, que são o futuro do diagnostico por imagens”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade