Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda!

UEM perde 23% das bolsas de mestrado e doutorado da Capes

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 abr 2020 às 09:02
- Tânia Rêgo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) perdeu bolsas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para 2020.

Pelas normas estabelecidas por meio da Portaria 034/2020 - Capes, que define os critérios para distribuição de bolsas, a UEM ficaria com 253 a menos que em 2019 para serem distribuídas aos estudantes dos programas de pós-graduação stricto sensu, perfazendo uma redução de 23,3% na comparação com o ano anterior.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O impacto só não foi maior para os cursos de mestrado e doutorado porque a UEM, por meio da PPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação), conseguiu implantar e garantir outras 119 bolsas, que ficou com o chamado "bolsa empréstimo” para não prejudicar os atuais beneficiados. Ou seja, o aluno vai continuar recebendo normalmente o recurso até o final da vigência da bolsa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


A diminuição na quantidade de bolsas se deve ao fato de que a Capes, órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação), alterou os critérios de distribuição, modificando os pisos e tetos de cortes destes benefícios. Com isso, retirou bolsas de programas, principalmente de notas 3, 4 e 5, e as remanejou aos programas de maiores conceitos.

Publicidade


A segunda-feira (30) foi o último dia para que as instituições de ensino superior brasileiras fizessem o cadastramento das bolsas disponibilizadas para este ano.


No cômputo geral, a UEM cadastrou 950 bolsas (451 de mestrado e 499 de doutorado), ante as 1.084 do ano passado, representando redução de 12,4%. Segundo a PPG, nem todos os programas de pós-graduação stricto sensu perderam bolsas neste momento.


No total, 24 programas de mestrado e 12 de doutorado tiveram redução de bolsas. Porém, ontem a presidência da Capes encaminhou ofício à UEM informando a liberação de 15 bolsas de mestrado e 12 de doutorado, para implantação em programas da área de saúde, segundo o pró-reitor Clóves Cabreira Jobim.

Várias entidades representativas do setor cobraram, em nota publicada no dia 24 de março, a revogação da medida pela Capes. Já se manifestaram neste sentido, entre outras, o Foprop (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação), a ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos) e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de ensino Superior (Andes - SN).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade