Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Para a comunidade externa

Universidade oferece palestras na Semana de Saúde Pública e Zoonoses

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 ago 2020 às 15:17
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Alunos do Enoes (Encontro Noturno de Especialidades) do curso de medicina veterinária da Unopar Arapongas promovem nesta semana, entre os dias 11 e 18 de agosto, a Semana de Saúde Pública e Zoonoses, trazendo para a comunidade externa de toda a região Norte do Paraná e Brasil palestras virtuais com especialistas de renome nacional sobre diversos assuntos que podem impactar a saúde dos animais domésticos e também dos seres humanos. As palestras acontecem no YouTube Enoes Med Vet e vão abordar temas como a salmonelose, a taxoplasmose e a leishmaniose - todas gratuitas.

No dia 11, das 20h às 22h, a palestra é com médico veterinário Fernando Salla, profissional liberal e inspetor de aves da empresa Frango Sabor Caipira, que vai abordar o tema contaminação de alimentos pela salmonelose. A docente do curso de medicina veterinária da Unopar Arapongas e Unopar Piza, em Londrina, Mércia Seixas, possui doutorado em ciência animal com enfoque em parasitologia. Ela explica que parte da população não conhece esse patógeno e é o médico veterinário que zela pela qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor. "São bactérias que residem na microbiota intestinal, mas estão na água, no solo, em todo o meio ambiente, com potencial para contaminar os alimentos. Um dos principais reservatórios no ambiente são as aves, que geralmente são assintomáticas. Durante o abate de frangos, por exemplo, é necessário tomar cuidados com os processos para que não haja a contaminação da carcaça", explica a docente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No dia 13, também das 20h às 22h, o bate-papo é com a biomédica Stefani Lino Cardin, que vai abordar a importância da prevenção a toxoplasmose. Stefani possui mestrado em fisiopatologia clínica e laboratorial pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Segundo o professor do curso, Sergio Tosi Cardim, doutor em ciência animal com enfoque em parasitologia também pela UEL, é importante que a população conheça mais a doença. "Existe um preconceito muito grande relacionando a toxoplasmose com a doença do gato e que mulheres grávidas não podem ter o animal em casa. Mas o fato é que a transmissão da zoonose de gatos para seres humanos é muito pequena. As pessoas têm muito mais chance de adquirir a toxoplasmose por alimentos contaminados, por não ter lavado frutas e verduras, carne mal passada ou pela própria água não filtrada. Por isso, a importância de mudar certos pensamentos e comportamentos da população", avalia.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Por fim, no dia 18, das 19h às 21h, a palestra é com o Jonatas Campos de Almeida, que vai trazer informações sobre a leishmaniose. Jonatas é médico veterinário com mestrado em ciência animal pela UEL. "A leishmaniose é uma doença causada por um protozoário que acomete cães e seres humanos. Em algumas regiões do Brasil ela atua de forma endêmica, mas próximos daqui temos no interior de São Paulo e Foz do Iguaçu, mas que pode chegar por aqui a qualquer hora. Precisamos preparar futuros veterinários e a população para identificar sinais clínicos nos animais e assim ter uma conduta adequada em relação a doença", complementa Cardim.

O coordenador do curso de medicina veterinária, Flávio Barca, enaltece a ação dos alunos em promover um ação de tão alto nível. "Isso mostra o engajamento deles em prol do curso, não apenas pensando no aprendizado deles, mas também da população que pode ter acesso gratuitamente a assuntos tão relevantes relacionados à saúde pública". Os alunos do Enoes responsáveis pela Semana são Débora Correia, Giovanni Fantachole, Sheila Fonseca, Lilian Bossa, Waldemar Carmelo e Paulo Henrique.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade