Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Estudos

Veja 5 dicas para ir bem nos concursos públicos

Redação Bonde
29 set 2020 às 10:29
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem estuda para concursos, sabe quanto tempo de estudo é necessário para chegar a um cargo público. Em busca desse preparo, há uma demanda significativa por cursos online preparatórios que disponibilizam videoaulas, suporte remoto de professores e todo o conteúdo necessário para realizar a prova.


Para além do conteúdo, o candidato deve se preparar também para o dia da avaliação, para não colocar todo o esforço empreendido a perder. Podem parecer detalhes, mas fazem grande diferença. É comum deixar de lado o autocuidado quando se tem um grande desafio pela frente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia no Bonde: Confira seis dicas fundamentais para estudar em casa na quarentena

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


Veja algumas dicas importantes para conquistar sua vaga:

Publicidade


Saúde física e mental


Antes de mais nada, equilíbrio emocional é decisivo para garantir um bom desempenho em provas de concurso. Ansiedade e nervosismo podem prejudicar a memória e influenciar no tempo para responder todas as questões.

Publicidade


Procure desacelerar dias antes, buscando atividades de bem-estar como caminhada, meditação, momentos de lazer, boas horas de sono e alimentação sem exageros. Dessa forma, você garante disposição e energia para chegar até o final.


Estratégia de estudo para memória

Publicidade


Aproveite as últimas semanas para focar nos conteúdos mais difíceis, onde possa haver insegurança.


A essa altura, você já deve ter descoberto como sua memória funciona. Seja lendo em voz alta, escrevendo ou observando cartazes, explore até que tenha o total domínio. Será um motivo a menos para se preocupar.

Publicidade


Fazer simulados


Simular o dia da prova, com a duração real e todos os protocolos exigidos, vai ajudar a manter o foco no que é importante e a prever possíveis dificuldades. Esteja familiarizado com o formato para que o momento seja o mais tranquilo possível.

Publicidade


Revisar


Não deixe para a última hora. Lembre-se de que é crucial estar com a mente tranquila no dia da avaliação.

Publicidade


Procure ler novamente o edital, tenha atenção às recomendações dos organizadores e providencie o material necessário para a avaliação com antecedência.


Conselho de quem passou


Janaína Quiroga estudava duas horas por dia, nos momentos de folga do trabalho, inclusive aos fins de semana. Dias antes da prova, ela participou de uma videoaula de revisão que foi determinante para encorajá-la.


Ela desejava a vaga de técnico judiciário, no TRF 4, e conquistou o 5º lugar. Janaína já está pensando nos próximos passos: se tornar servidora pública no Senado Federal.

A concursada deixa sua dica: "Contentar-se com pouco e com a insatisfação é uma autoderrota. Vença a si mesmo porque somos nosso maior obstáculo. Cuide do lado emocional sempre”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade