Veja 5 dicas para ir bem nos concursos públicos

por Redação Bonde
   
Pixabay

Quem estuda para concursos, sabe quanto tempo de estudo é necessário para chegar a um cargo público. Em busca desse preparo, há uma demanda significativa por cursos online preparatórios que disponibilizam videoaulas, suporte remoto de professores e todo o conteúdo necessário para realizar a prova.

Para além do conteúdo, o candidato deve se preparar também para o dia da avaliação, para não colocar todo o esforço empreendido a perder. Podem parecer detalhes, mas fazem grande diferença. É comum deixar de lado o autocuidado quando se tem um grande desafio pela frente.

Leia no Bonde: Confira seis dicas fundamentais para estudar em casa na quarentena

Veja algumas dicas importantes para conquistar sua vaga:

Saúde física e mental

Antes de mais nada, equilíbrio emocional é decisivo para garantir um bom desempenho em provas de concurso. Ansiedade e nervosismo podem prejudicar a memória e influenciar no tempo para responder todas as questões.

Procure desacelerar dias antes, buscando atividades de bem-estar como caminhada, meditação, momentos de lazer, boas horas de sono e alimentação sem exageros. Dessa forma, você garante disposição e energia para chegar até o final.

Estratégia de estudo para memória

Aproveite as últimas semanas para focar nos conteúdos mais difíceis, onde possa haver insegurança.

A essa altura, você já deve ter descoberto como sua memória funciona. Seja lendo em voz alta, escrevendo ou observando cartazes, explore até que tenha o total domínio. Será um motivo a menos para se preocupar.

Fazer simulados

Simular o dia da prova, com a duração real e todos os protocolos exigidos, vai ajudar a manter o foco no que é importante e a prever possíveis dificuldades. Esteja familiarizado com o formato para que o momento seja o mais tranquilo possível.

Revisar

Não deixe para a última hora. Lembre-se de que é crucial estar com a mente tranquila no dia da avaliação.

Procure ler novamente o edital, tenha atenção às recomendações dos organizadores e providencie o material necessário para a avaliação com antecedência.

Conselho de quem passou

Janaína Quiroga estudava duas horas por dia, nos momentos de folga do trabalho, inclusive aos fins de semana. Dias antes da prova, ela participou de uma videoaula de revisão que foi determinante para encorajá-la.

Ela desejava a vaga de técnico judiciário, no TRF 4, e conquistou o 5º lugar. Janaína já está pensando nos próximos passos: se tornar servidora pública no Senado Federal.

A concursada deixa sua dica: "Contentar-se com pouco e com a insatisfação é uma autoderrota. Vença a si mesmo porque somos nosso maior obstáculo. Cuide do lado emocional sempre”.

Conteúdo relacionado: