Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Data marcada

Vestibular 2021 da UEL será realizado em fase única com medidas de segurança

Agência UEL
30 jul 2020 às 18:25
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEL (Universidade Estadual de Londrina) aprovou nesta quinta-feira (30) um modelo excepcional para a realização do Vestibular 2021. Em virtude dos problemas gerados pela Covid-19, o vestibular será aplicado com medidas sanitárias recomendadas para evitar aglomerações. Será uma única fase em 14 de março de 2021 com 50 questões objetivas e a redação.


Para garantir o distanciamento seguro, serão colocados menos alunos nas salas de provas. As inscrições serão realizadas de 14 de setembro a 30 de outubro. O preço público do Vestibular deverá ser definido nas próximas semanas pelo Conselho de Administração da UEL.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o formato aprovado, o Vestibular terá 36 questões objetivas de Conhecimentos Gerais; 10 de Língua Portuguesa e Literatura e quatro de Língua Estrangeira. Também será aplicada a prova de redação, com tema único. Apenas o curso de Música manterá a Prova de Habilidade Específica (PHE), que será aplicada no dia 21 de fevereiro. Os estudantes terão cinco horas para responder todas as questões e a fazer a redação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia


O reitor Sérgio Carvalho ressaltou que o concurso será realizado de forma excepcional devido às incertezas provocadas pela pandemia. Durante a reunião do Conselho, ele destacou a preocupação da Administração da UEL e da equipe da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) para garantir a segurança de candidatos, de servidores e das demais pessoas que trabalham nas várias etapas do processo.

Publicidade


Carvalho explicou que a universidade tem papel fundamental nesse momento de grave crise social e econômica e que a expectativa é de que mais pessoas necessitem de uma vaga em Instituição Pública de Ensino Superior. Dessa forma a UEL pretende estudar formas de oferecer o menor custo público possível ao mesmo tempo em que pretende ampliar a isenção para estudantes comprovadamente carentes. No concurso desse ano foram oferecidas 1,5 mil isenções, de um total de 22.601 candidatos inscritos, de todos os estados brasileiros.


Prova temática

Publicidade


Segundo a Coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, a data escolhida é interessante porque não coincide com nenhuma outra instituição pública de grande porte, o que oferece a possibilidade dos estudantes terem condições de realizarem outros concursos. Ela explicou que, em virtude da suspensão das atividades presenciais, a realização do concurso esse ano se tornou inviável, já que a elaboração das provas também foi afetada.


A coordenadora afirmou que, apesar de ser somente uma fase, a UEL seguirá o modelo de prova interdisciplinar e temática, com o objetivo de buscar um aluno com capacidade de cruzar conhecimentos e de interpretar conteúdos. Sobre a logística do concurso, a professora explicou que, somente após a definição do total de inscritos é que a Cops poderá definir o ensalamento. A princípio a ideia é colocar no máximo 20 alunos por sala de prova, o que deverá aumentar os custos do concurso.

Sobre a suspensão das Provas de Habilidades Específicas em quatro cursos de graduação (Design Gráfico, Design de Moda, Artes Visuais e Arquitetura), ela explicou que foram consultados os Colegiados de cada curso, que analisaram e concordaram com a suspensão da PHE, em caráter excepcional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade