Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
UEL

Vestibular registra cinco cursos com mais de 30 candidatos/vaga e Medicina com 264,68

Agência UEL/ O Perobal
12 nov 2020 às 08:10
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pelo menos cinco cursos de graduação da UEL terão disputa acirradíssima no Vestibular 2021 que será realizado em 14 de março de 2021, em fase única e seguindo todo o protocolo de segurança para evitar a transmissão do novo Coronavírus. Segundo relação candidato/vaga, disponível no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) – Confira relação candidato/vaga – os cursos mais concorridos são Medicina (264,68 candidato/vaga); Biomedicina (48,88); Psicologia (38,3); Ciência da Computação (31,14) e Design Gráfico (30,64).


As maiores concorrências registradas foram todas pelo Sistema Universal. A UEL registrou um aumento de mais de 20% no total de inscritos em relação ao ano passado , totalizando 27.432 candidatos para a edição 2021 do Vestibular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a professora Sandra Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos, a grande procura pela UEL reflete a preferência pelo Ensino Superior Público, em virtude da grave crise econômica e financeira do país. Outros fatores como a realização do concurso em um único dia e o deslocamento da prova para março, não coincidindo com outras Instituições, acabaram corroborando para um aumento expressivo de candidatos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Ela explica que somente o curso de Medicina representa 40% do total de inscritos. São 11.682 candidatos que disputarão as 80 vagas oferecidas. Segundo a professora, houve uma procura expressiva pelo curso de Medicina, que no último concurso registrou menos de 8 mil inscritos.

Publicidade


A Coordenadora explica que a equipe da Cops já está trabalhando na organização e logística do concurso. Até a próxima semana deverá ser definido o ensalamento, com as respostas das instituições que poderão ceder os espaços. "Nossa preferência é centralizar todo o concurso em Londrina, mas se for necessário vamos ter de partir para outras cidades”, explica ela. Para garantir o distanciamento seguro entre candidatos e fiscais, as salas serão ocupadas em 50%. Dessa forma, a UEL deverá abrigar 3,5 mil candidatos. Já está definido o uso de salas de várias escolas estaduais de Londrina, além da PUC; Unopar, Unifil, ITFPR e UFPR.


Por causa da quantidade de inscritos e da necessidade de distanciamento, serão 1,4 mil salas em locais de prova e cerca de 4 mil pessoas envolvidas na aplicação, fiscalização, limpeza, segurança, transporte e pessoal de apoio. "O candidato pode ficar tranquilo porque todas as recomendações sanitárias são seguidas para garantir a segurança dele e de todo o pessoal envolvido”, afirma Sandra Garcia.


Provas – Neste Vestibular os candidatos farão duas provas no mesmo dia. Uma de Conhecimentos, com 50 questões e a outra de Redação, com tema único. A Prova de Conhecimentos será dividida em Conhecimentos Gerais (36 questões), Língua Portuguesa e Literatura (10 questões) e Língua Estrangeira (4 questões) – Inglês, Espanhol ou Francês.

Com cinco horas de duração, uma hora a mais comparado aos Vestibulares anteriores, a prova começa a partir das 14 horas. O resultado final do Vestibular 2021 sai em 30 de abril quando será divulgada a lista dos aprovados em 1ª convocação no portal da COPS. São ofertadas 2.564 vagas em 52 cursos de graduação. Outras 581 serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.145 vagas para o próximo ano.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade