Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Projeto

Plataforma online disponibiliza cerca de 600 livros fotográficos da América Latina

Redação Bonde com assessoria de imprensa
30 nov 2020 às 16:49
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A base de dados de livros de fotografia, criada com incentivo do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), tem como objetivo reunir uma coleção de obras nacionais e vindas de países vizinhos, a fim de ser uma base de dados acessível sobre esse tipo de arte. "Nossa missão inicial é inventariar a produção editorial
nacional de publicações fotográficas, contribuindo para a documentação e proteção deste segmento do nosso patrimônio fotográfico e bibliográfico”, diz a organização em seu site.


O projeto é relevante não só para quem deseja contemplar e estudar arte, mas também para quem a produz. A equipe da plataforma escolhe e armazena catálogos das grandes editoras, mas também dá visibilidade a produções editoriais menores, independentes e publicadas por editoras de pequeno porte.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Idealizado pelo fotógrafo e pesquisador Leonardo Wen e iniciado em 2018, já conta com mais de 600 opções disponíveis, que englobam coletâneas, catálogos de exposição, obras de artistas fotográficos, jornais e revistas sobre o assunto, entre outros produtos culturais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


A ferramenta é a primeira do tipo no Brasil e consegue aproximar o leitor das obras de forma simples e clara. Os visitantes têm a possibilidade de acessar uma página individual de cada um dos títulos, que traz informações prévias do que se trata o livro e outros dados editoriais. Nesse mesmo espaço, é possível clicar para acessar algumas das páginas digitalizadas em PDF ou, em alguns casos, assistir a um vídeo demonstrativo da obra.


O site é dividido em base de dados referencial, biblioteca digital e espaço de reflexão crítica, e, para encontrar algo nesse acervo, é possível buscar por tema, autor ou título, como também navegar pelas cinco coleções organizadas na plataforma. São elas: Livros de fotografia brasileiros contemporâneos: 2010 – 2020; História, teoria e crítica da fotografia no Brasil; Pesquisas sobre fotolivros e livros de artistas; Manuais Técnicos; e Brasília.

Apesar de já ser culturalmente muito rico, o projeto não para por aí. Em breve, a base de dados deve lançar também um espaço colaborativo, para que o público em geral possa enviar informações e imagens de outras publicações que ainda não estão catalogadas no projeto. Trata-se de um prato cheio para quem estuda arte, trabalha com fotografia ou que no dia a dia é um entusiasta que gosta de revelar fotos próprias, fotografar e contemplar fotografias


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade