Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Antirracista

Bruno Gagliasso cede rede social para a ativista Ruby Bridges

Folhapress
12 jun 2020 às 09:23
- Reprodução / Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste sábado (13), a ativista americana Ruby Bridges, 65, conhecida por ter sido a primeira criança negra a frequentar uma escola para brancos nos Estados Unidos, vai ocupar o Instagram e o Twitter do ator Bruno Gagliasso. A ação faz parte de projeto iniciado pelo artista no último dia 6, em que ele abre as suas redes sociais para personalidades negras. A iniciativa de Gagliasso será realizada sempre aos sábados, até o final do ano.

"As pessoas negras ja têm voz, o que falta e espaco e oportunidade", afirmou o ator. Para este sábado (13), está prevista uma conversa entre Bridges e a escritora e filósofa Djamila Ribeiro, colunista da Folha. A proposta é que elas possam trocar ideias e reflexões sobre o momento e o racismo estrutural nos EUA e no Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A escritora Luana Génot foi a primeira a ocupar o Instagram e o Twitter de Gagliasso, que tem 22,5 milhões de seguidores nas duas redes sociais.
Embora desde 1954 uma decisão da Suprema Corte americana impedisse a segregação racial nas escolas, ela ainda acontecia na prática.

Leia mais:

Imagem de destaque
Após separação

Murilo Benício conta que morou com 'fantasma' em apartamento assombrado de Adriana Esteves

Imagem de destaque
Oito meses terminados

Belo e Gracyanne Barbosa se separam após 16 anos de relacionamento

Imagem de destaque
Segunda vez

Finalistas ficam de fora de segunda festa com ex-participantes após fim do BBB 24

Imagem de destaque
Entrevista no Mais Você

Isabelle e Matteus dizem que ainda não conseguiram ficar sozinhos após o BBB 24


Por isso, Ruby Bridges enfrentou grande hostilidade nos seus primeiros dias de aula em Nova Orleans, em 1960. Ela precisou ser escoltada por quatro policiais federais até a escola e enfrentou uma multidão racista com cartazes e gritos. Até mesmo a maioria dos professores se recusou a dar aula para ela e muitos pais tiraram seus filhos da unidade.

Publicidade


Motivados pela onda de manifestações contra o racismo que começou nos Estados Unidos e se espalhou por diversos países, inclusive o Brasil, celebridades resolveram abrir espaços em suas redes sociais para ativistas negros.


Um dos primeiros a adotar a ação foi o comediante Paulo Gustavo, que tem 13,6 milhões de seguidores no Instagram e que desde o último dia 3, cedeu o seu perfil na rede social para a escritora Djamila Ribeiro.

Publicidade


Ingrid Guimarães, Fábio Assunção e Luis Lobianco também fazem parte do movimento.


Entre as celebridades internacionais, Shawn Mendes e Lady Gaga são alguns dos nomes que entregaram suas redes sociais para personalidades negras e ONGs abordarem a questão racial.

"Entregarei minha conta do Instagram a cada uma das organizações para as quais doei recentemente, em um esforço para ampliar suas vozes importantes. E depois juro que regularmente postarei, em todas as minhas plataformas de mídia social, histórias e conteúdos para levantar as vozes dos inúmeros membros e grupos inspiradores da comunidade negra", afirmou Gaga, no último dia 4.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade