Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sétima arte

Após 15 anos, UEL desativa sala de projeções do Cine Com Tour

Mariane Teles - Estagiária*
11 ago 2020 às 16:20
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Depois de quinze anos de atividades, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) entrega definitivamente, no dia 31 de agosto, as instalações do Cine Com Tour ao proprietário do imóvel, desativando a sala de projeções de filmes de arte. A exibição de filmes está suspensa desde o dia 16 de março, por conta da pandemia do novo coronavírus.


HISTÓRIA

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Cine Com-Tour foi inaugurado em 13 de outubro de 1973, com a exibição do filme "O Destino de Poseidon", do diretor Ronald Neame. Desde então, passou por sessões de grandes lançamentos do circuito nacional, até chegar atualmente às exibições de filmes alternativos, voltados para a difusão da cultura e da arte.

Leia mais:

Imagem de destaque
Financiamento da cultura

José Olympio, reeleito chefe da Bienal, diz que Rouanet é fundamental para o Brasil

Imagem de destaque
Filme biográfico

Kristen Stwart aparece como Lady Di em novo pôster de 'Spencer'

Imagem de destaque
Privilegiados

De Alexandre Pato a Marco Pigossi, veja famosos vacinados contra Covid fora do Brasil

Imagem de destaque
Pior audiência da história

Oscar 2021 perde mais de 13 milhões de espectadores


As sessões semanais de um único filme de arte viraram a regra em 1974. Dois anos depois, por questões burocráticas, foi transferido para o antigo Cine Vila Rica, no Centro de Londrina e, com o passar dos anos, entrou em decadência, conforme contou o crítico de cinema Carlos Eduardo lourenço Jorge à Folha de Londrina em 2017, quando a sala celebrou 40 anos.

Publicidade


"Em meados dos anos 80 começaram a ser exibidos pornochanchadas e na década seguinte sala foi alugada por uma igreja evangélica e se tornou um local onde eram celebrados cultos religiosos. Nesse período, todas as poltronas, a tela e o equipamento de projeção foram retirados do local", contou o crítico de arte.


Em 2005, a administração do Com-Tour ofereceu à UEL novamente o espaço, no qual o cinema funcionou pelos últimos 15 anos, sendo dirigido pela Divisão de Cinema e Vídeo da Casa de Cultura.

*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade