Após 15 anos, UEL desativa sala de projeções do Cine Com Tour

por Mariane Teles - Estagiária*
   
Agência UEL

Depois de quinze anos de atividades, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) entrega definitivamente, no dia 31 de agosto, as instalações do Cine Com Tour ao proprietário do imóvel, desativando a sala de projeções de filmes de arte. A exibição de filmes está suspensa desde o dia 16 de março, por conta da pandemia do novo coronavírus.

HISTÓRIA

O Cine Com-Tour foi inaugurado em 13 de outubro de 1973, com a exibição do filme "O Destino de Poseidon", do diretor Ronald Neame. Desde então, passou por sessões de grandes lançamentos do circuito nacional, até chegar atualmente às exibições de filmes alternativos, voltados para a difusão da cultura e da arte.

As sessões semanais de um único filme de arte viraram a regra em 1974. Dois anos depois, por questões burocráticas, foi transferido para o antigo Cine Vila Rica, no Centro de Londrina e, com o passar dos anos, entrou em decadência, conforme contou o crítico de cinema Carlos Eduardo lourenço Jorge à Folha de Londrina em 2017, quando a sala celebrou 40 anos.

"Em meados dos anos 80 começaram a ser exibidos pornochanchadas e na década seguinte sala foi alugada por uma igreja evangélica e se tornou um local onde eram celebrados cultos religiosos. Nesse período, todas as poltronas, a tela e o equipamento de projeção foram retirados do local", contou o crítico de arte.

Em 2005, a administração do Com-Tour ofereceu à UEL novamente o espaço, no qual o cinema funcionou pelos últimos 15 anos, sendo dirigido pela Divisão de Cinema e Vídeo da Casa de Cultura.

*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg.

Conteúdo relacionado: