Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Hoje no Festival

Bailarina usa a literatura como inspiração para seus espetáculos de dança

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
09 out 2014 às 08:13
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há mais de vinte anos, a bailarina e coreógrafa Jussara Miller, de Campinas (SP), utiliza a literatura como inspiração para seus espetáculos de dança. A linguagem não-verbal acaba por revelar o conteúdo do silêncio que procede a palavra no momento da leitura.
"O que me sensibiliza eu levo para o movimento", ela diz. E aos poucos se constrói um universo visual e lírico no palco. Assim é "Cá entre Nós", na programação do 12º Festival de Dança de Londrina nesta quinta (9), às 20 horas, no Circo Funcart.

Desta vez, a escritora escolhida foi a mineira Adélia Prado, conhecida por revelar a profundidade
oculta em temas simples e cotidianos. Jussara Miller, na companhia do fotógrafo Christian Laszlo e do diretor Norberto Presta levaram toda a obra de Adélia para a sala de ensaio - da poesia à prosa, passando pelos livros infantis. "Eu temia que o espetáculo se tornasse muito regionalista, porque a obra de Adélia é muito mineira, mas percebemos como ela consegue fazer uma poesia universal, que fala do ser humano e da vida em plenitude", explica a bailarina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A partir da leitura, Jussara partiu para um processo que chama de "sensibilização" – ela nega termos como a tradução ou a adaptação. Isso porque parte das palavras da autora para despertar suas próprias memórias e experiências. O que se mostra ao público é um misto de literatura e autoficção. Neste jogo, aparecem não só os lances coreográficos, mas também a voz e o gesto. Jussara diz alguns textos de Adélia, já outros depoimentos da autora são inseridos em áudio. Norberto Presta realiza a organização desta dramaturgia de fragmentos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Histórico

Por espetáculo 'Bora', Ballet de Londrina tem indicação inédita a prêmio da APCA

Imagem de destaque
Espetáculo

Escola Municipal de Dança de Londrina celebra três décadas com remontagem de 'O Lago dos Cisnes'

Imagem de destaque
Festival de dança

Curitiba Cia de Dança faz apresentação em dose dupla em Londrina

Imagem de destaque
Grátis

Antônio Nóbrega e Rosane Almeida abrem Festival de Dança de Londrina neste sábado


O uso da fotografia acentua as minúcias visuais do espetáculo e a construção poética do movimento. Os estados corporais colocam-se em diálogo com imagens projetadas no cenário
desde o início até o fim de "Cá entre nós". "O Christian (que assina as fotografias) também leu toda a obra e trouxe as imagens a partir de sua própria sensibilização. Tem fotos de homens, mulheres, casais, brinquedos, objetos masculinos e femininos", explica Jussara. As projeções buscam uma plasticidade próxima da "brasilidade" ou da "mineirice" de Prado.

Publicidade


Contribui para os efeitos visuais o jogo de sombras, transparências de tecidos e a iluminação, que criam um elã fabular em torno da performance, premiada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – PROAC, em 2010.


O diálogo interartes - característico não só deste trabalho, mas de toda a obra de Jussara Miller - enquadra-se na linha curatorial do Festival de Dança de Londrina, que cada vez mais pensa a arte do movimento a partir das interfaces com outras linguagens. "Eu defino a dança contemporânea justamente pela abrangência e diversidade, pela não-fronteira entre as artes, pelo diálogo", opina Jussara, que vem pela primeira vez a Londrina.

Publicidade


A bailarina - Jussara Miller tem doutorado em dança pela UNICAMP. É bailarina, coreógrafa e docente do Curso de Pós Graduação na Técnica Klauss Vianna, na PUC-SP, em São Paulo. Jussara, aliás, estudou com o próprio Klauss e com seu filho Rainer Vianna – mestres dos quais extraiu a fonte de inspiração para todo o seu trabalho.


"Com o Klauss eu aprendi a valorizar a presença. A presença na vida, na cena, na sala de aula. Você tem de perceber o momento presente, desligar o piloto automático", destaca Jussara.

Publicidade


Ela utiliza a técnica como base pedagpogica do Salão do Movimento, estúdio no qual é diretora e professora em Campinas (SP). É autora dos livros: "A Escuta do Corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna" (Summus, 2ª ed, 2007) e "Qual é o corpo que dança? Dança e Educação Somática para adultos e crianças" (Summus, 2012).


Serviço

Publicidade


Cá entre nós
Jussara Miller
(Campinas-SP)
Dia: 9 de outubro (quinta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Circo Funcart
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)


Serviço geral do evento:

Publicidade


12º Festival de Dança de Londrina
Londrina 80 anos
De 2 a 11 de outubro


Espetáculos e atividades formativas

Publicidade


www.festivaldedancadelondrina.art.br


Informações: (43) 3342-2362


Pontos de vendas:


- Secretaria da Funcart
Rua Senador Souza Naves, 2380
Fone: (43) 3342-2362
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, e aos sábados, a partir das 13h30.

- Loja Shop Ballet
Rua Pio XII, 64 - loja 3
Fone: (43) 3323-4717
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 horas ao meio-dia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade