Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Reconhecimento

Bailarino da Funcart é premiado em Curitiba

Redação Bonde com N.Com
03 jul 2014 às 10:51
- Déborah Chibiaque/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com apenas 16 anos, o aluno Matheus Nemoto é conhecido na Escola Municipal de Dança de Londrina pelo talento e dedicação. São mais de 7 horas diárias dedicadas ao balé, entre aulas de clássico e a participação em projetos da Funcart. O empenho do jovem foi reconhecido na Mostra Paranaense de Dança, que atribuiu a Matheus o Prêmio da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) de Incentivo à Dança, na categoria "Bailarino".

A final da Mostra foi realizada em Curitiba neste fim de semana e reuniu no palco do Teatro Guaíra dançarinos de escolas, academias e grupos do Paraná e de estados vizinhos. Os artistas que se apresentaram na capital foram escolhidos em seletivas em cinco cidades paranaenses no primeiro semestre. A Funcart teve cinco números de clássico selecionados para a final.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Matheus Nemoto se apresentou com a variação masculino do balé "Chamas de Paris" (música de Boris Asafiev e coreografia de Vasily Vainonen). "Quando anunciaram que um dos bailarinos seria homenageado, eu já imaginei que poderia ser o Matheus. Ele dançou muito bem e foi muito elogiado. É a primeira vez que a Funcart participa da Mostra, mas surpreendeu pelo nível técnico dos alunos. É uma das instituições de ensino mais bem conceituadas do Paraná", diz Marciano Boletti, professor da Escola Municipal de Dança.

Leia mais:

Imagem de destaque
Histórico

Por espetáculo 'Bora', Ballet de Londrina tem indicação inédita a prêmio da APCA

Imagem de destaque
Espetáculo

Escola Municipal de Dança de Londrina celebra três décadas com remontagem de 'O Lago dos Cisnes'

Imagem de destaque
Festival de dança

Curitiba Cia de Dança faz apresentação em dose dupla em Londrina

Imagem de destaque
Grátis

Antônio Nóbrega e Rosane Almeida abrem Festival de Dança de Londrina neste sábado


Já para Matheus, a premiação foi uma surpresa. "Eu não esperava receber o Prêmio, fiquei muito feliz. Quando me chamaram, desci correndo os três andares do teatro, estava tremendo. Agora, eu quero mais que nunca seguir este sonho", comemora o bailarino. Além da avaliação artística, o jurado da Mostra levou em consideração critérios como postura e disciplina. "Eles disseram que a premiação não foi só pela apresentação, mas também pelo comportamento nas coxias. Eu procuro ficar concentrado antes de entrar em cena, me alongando e aquecendo", explica.


Matheus começou a dançar em 2011 no Projeto Faces, que leva a arte do movimento para centenas de crianças e jovens de escolas municipais de regiões periféricas de Londrina. "Fui assistir a um espetáculo do projeto na escola da minha prima e fiquei apaixonado. Comecei a dançar e o Marciano pediu para que eu fizesse o teste para ser bolsista da Funcart. Eu consegui entrar na Escola e continuo no Faces", conta.

Desde o mês de maio, alunos e professores da Escola Municipal de Dança estão envolvidos na arrecadação de fundos para as viagens dos alunos para a Mostra Paranaense de Dança. Os bailarinos, em sua maioria bolsistas, conseguiram financiar o micro-ônibus para Curitiba e a alimentação durante o itinerário com promoções, venda de lanches e com inusitadas apresentações de balé clássico em sinaleiros do centro de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade