Ballet de Londrina celebra 20 anos; veja a programação

Apresentações de "Petrouchka" e "A Sagração da Primavera" no Circo Funcart abrem as comemorações, que se estendem até o final do ano

por Redação Bonde com assessoria de imprensa
   

Começa hoje a curta temporada dos espetáculos "Petrouchka" e "A Sagração da Primavera", que marca o início das comemorações de duas décadas do Ballet de Londrina - considerado pela crítica especializada uma das companhias de dança mais importantes do Brasil. A apresentação de sexta é reservada a convidados (autoridades, empresários, professores e jornalistas); a temporada prossegue aberta ao público no sábado (16), domingo (17) e no próximo final de semana (dias 23 e 24), sempre às 20 horas, no Circo Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380).

As duas obras são releituras do fundador do grupo, o coreógrafo Leonardo Ramos, para criações do compositor russo Igor Stravinsky. Elas serão encenadas no mesmo programa, com intervalo de 15 minutos.

"Petrouchka", montagem lúdica e colorida, traz as peripécias de três bonecos: a bailarina, o mouro e o palhaço petrouchka. Os dois resolvem disputar a paixão da dançarina durante uma apresentação mambembe na praça de uma cidade, cujos habitantes, feito fantoches humanos, são igualmente vítimas das armadilhas amorosas.

Na sequência, entra em cena a consagrada versão do diretor para "A Sagração da Primavera", composição de Stravinsky que completa cem anos em 2013. Repleta de cenas pungentes, a obra descreve o percurso de uma virgem, eleita dentre as mulheres para ser sacrificada em honra ao florescimento da terra num ritual pagão.

Desde as estreias de "Petrouchka" e "A Sagração da Primavera", ocorridas respectivamente em 2012 e 2011, as montagens sofreram pequenas adaptações, amadureceram, e serão apresentadas ao público completamente afinadas - fruto do entrosamento entre bailarinos veteranos e novos talentos que a companhia agrega. As duas peças consolidam a linguagem do Ballet de Londrina, reconhecido por explorar de forma criativa e audaciosa movimentos horizontais, com a busca de inéditos eixos de equilíbrio.

Comemorações - Os festejos de 20 anos prosseguem com programação ao longo de 2013. Após a temporada londrinense, o Ballet segue para turnê pelo Brasil, fruto do Prêmio Klauss Vianna, da Funarte, com o qual foi contemplado no ano passado. A viagem começa pelo Nordeste, com apresentações já agendadas em Fortaleza, Natal, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador. Posteriormente, o grupo segue para a região Sudeste e Sul. Além de encenar as duas montagens, o diretor Leonardo Ramos ministra uma oficina de dança contemporânea nas cidades por onde passar.

Javi Gamboa/Divulgação

Outras atividades estão em fase de planejamento, como o lançamento de um catálogo comemorativo da companhia, a divulgação de fotografias e outras memórias nas redes sociais, além de registros em vídeo de depoimentos dos artistas que participaram da história do Ballet de Londrina.

Ao longo de duas décadas, o grupo projetou o nome da cidade com uma produção de ponta no cenário da dança brasileira, faturando inúmeros prêmios. Desde a fundação do então chamado "Ballet de Câmara da Cidade de Londrina", em 1993, Leonardo Ramos concebeu 24 espetáculos. Público e crítica reconhecem a linguagem inovadora que a companhia concebeu e emplacou na arte contemporânea, sobretudo a partir de "Decalque" (2007). No exterior, o Ballet de Londrina já passou por países como Peru, Argentina, África do Sul e, no ano passado, desembarcou na Europa, com apresentações do espetáculo "Para acordar os homens e adormecer as crianças" (2009) em cidades da França.

O Ballet de Londrina conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Tigre e é mantida também com o apoio da Prefeitura Municipal de Londrina por meio de convênio firmado desde 1993.

Serviço:

Temporada em comemoração aos 20 anos do Ballet de Londrina

Duas criações do Ballet de Londrina para as obras de Stravinsky - "Petrouchka"e "A Sagração da Primavera"

Dias 16,17, 23 e 24 de março (sábados e domingos)

Às 20 horas

No Circo Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380)

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada)

Informações: (43)3342-2362