Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Destaque local

Grupo Sansey de Londrina é Heptacampeão no Festival Brasileiro Yosakoi Soran

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
31 jul 2014 às 08:08
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste final de semana, o Grupo Sansey venceu pela 7ª vez o Festival Yosakoi Soran, que este ano foi realizado em Maringá. Esta foi a 12ª edição do evento, considerado o grande carnaval japonês, com apresentação de seis grupos de dança do Brasil formados por escolas, associações e entidades ligadas à cultura japonesa.

A coreografia vencedora deste Festival será uma das grandes atrações do 12º Londrina Matsuri, que acontece de 04 a 07 de setembro, no Parque de Exposições Ney Braga.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O Grupo Sansey tem como objetivo a preservação e divulgação da cultura japonesa através da música e dança, especialmente por jovens. É gratificante ver o vigor e a dedicação que os jovens do Yosakoi Soran do Grupo Sansey possuem e a forma como se esforçam para se superar a cada coreografia, a cada festival. Quero ressaltar a determinação dos líderes, sobretudo o apoio incondicional dos pais e familiares de todos
os integrantes. Todos estão de parabéns!", comenta Mity Shiroma, presidente do Grupo que convida o público para conferir a apresentação da coreografia heptacampeã no Londrina Matsuri 2014.

Leia mais:

Imagem de destaque
Histórico

Por espetáculo 'Bora', Ballet de Londrina tem indicação inédita a prêmio da APCA

Imagem de destaque
Espetáculo

Escola Municipal de Dança de Londrina celebra três décadas com remontagem de 'O Lago dos Cisnes'

Imagem de destaque
Festival de dança

Curitiba Cia de Dança faz apresentação em dose dupla em Londrina

Imagem de destaque
Grátis

Antônio Nóbrega e Rosane Almeida abrem Festival de Dança de Londrina neste sábado


Este ano, a temática escolhida pelo Grupo Sansey, "faz referencia às guerras que atravessaram o Japão através dos séculos, culminando na Segunda Guerra Mundial e aos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki. E também a forma como os japoneses reconstruíram sua naçao e suas vidas e chegaram à paz depois deste acontecimento marcante. A música ‘Fukkatsu (Reconstrução)’ foi composta pelo músico e produtor londrinense Marco Tureta", explica a integrante Aline Kashinoki.

Publicidade


Segundo a coreógrafa do Grupo de Yosakoi Soran do Sansey, Juliana Akemi Nakahara, o processo de criação da música e da coreografia foi justamente misturar a força da guerra, a tensão da morte, o renascer da esperança, o esforço na reconstrução e, finalmente, a celebração da paz. "Para isso utilizamos diversas referências de danças de Yosakoi Soran, além de filmes, músicas e teatro. Como resultado conseguimos uma
coreografia muito forte, que utiliza narukos (instrumento em madeira usado para espantar os pássaros nas plantaçoes de arroz), taikos (tambores japoneses), leques, kasás (sombrinhas), bastões e bandeiras", comenta.


Para unir esses elementos em apenas uma música foram necessários cinco meses de ensaios e nas duas semanas que antecederam o evento, treinos intensos de três horas, todos os dias.


"Ganhar o Grand Prix (campeão geral) foi muito emocionante, pois é o reflexo de todo nosso esforço e dedicação durante os treinos depois de um dia inteiro de estudo ou trabalho, nos feriados e finais de semana. Nosso objetivo era fazer uma ótima apresentação, para que o público pudesse se emocionar com nossa mensagem e nossa energia. Vencer é muito bom e pela sétima vez é melhor ainda! Nossos sonhos não vão parar e, uma conquista como esta, nos faz perceber que estamos no caminho certo", explica Juliana.

Grupo composto por 30 pessoas entre dançarinos e tocadores de taiko.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade