Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Festival de Dança

Performance urbana mobiliza Londrina nesta segunda-feira

Redação Bonde com assessoria de imprensa
05 out 2015 às 08:50
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No corpo desnaturalizado, a solidão coletiva dos homens que já preferem não ver. O espetáculo Cegos, do Desvio Coletivo (São Paulo – SP), uma das atrações desta segunda-feira (5) no Festival de Dança de Londrina, aborda o empobrecimento da experiência humana e o aprisionamento da vida moderna, em uma performance urbana de alto impacto visual. A aliança entre a coreografia lenta, o uso de quase 340 quilos de argila sobre os participantes (vendados) e o cenário urbano real compõem um conjunto poderoso, que impõe a crítica sobre o cotidiano massificado da cidade diante de uma realidade de brutalidades reais ou simbólicas.

Tendo no currículo uma multidão de participantes e espectadores nas mais de 30 cidades onde a intervenção ocorreu, no Brasil e no exterior, "Cegos" investe no estranhamento como principal ferramenta para intervir poeticamente na rotina urbana. Tudo isso aliado a atrativo extra: o público participa junto dos integrantes do Desvio Coletivo da performance. Este elenco que se integra ao grupo paulistano passou por oficina de dois dias com Marcos Bulhões e Priscilla Toscano, codiretores do espetáculo. Durante o curso, eles conduziram uma série de jogos performativos com o objetivo de levantar possibilidades simbólicas e de conceber uma coralidade durante a realização de "Cegos" em Londrina. Os locais e trajetos a serem percorridos também foram definidos em conjunto com os participantes e com a organização do Festival, e divulgados só na noite de domingo (4).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Nesta segunda-feira, a performance começa às 11h45 na praça do Centro Cívico, onde encontra-se o prédio da Prefeitura, da Câmara e do Fórum. Em seguida, por volta das 13h30, o coro de "Cegos" dirige-se para a frente do Núcleo Regional de Educação, que fica na Av. Maringá, 290 (Jd. Dom Bosco). Por fim, o grupo desembarca na Av. Rio de Janeiro, em frente à Biblioteca Pública, e caminha até o Calçadão, passando em frente à Catedral. A dispersão acontece na própria Av. Paraná por volta das 15 horas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Histórico

Por espetáculo 'Bora', Ballet de Londrina tem indicação inédita a prêmio da APCA

Imagem de destaque
Espetáculo

Escola Municipal de Dança de Londrina celebra três décadas com remontagem de 'O Lago dos Cisnes'

Imagem de destaque
Festival de dança

Curitiba Cia de Dança faz apresentação em dose dupla em Londrina

Imagem de destaque
Grátis

Antônio Nóbrega e Rosane Almeida abrem Festival de Dança de Londrina neste sábado

Ao longo do percurso, o coro reserva uma série de surpresas – movimentos, acenos e objetos manuseados - que tem relação específica com os temas que mobilizam o Festival de Dança de Londrina neste ano, como a crise institucional, a violência (física e ideológica) de estado e as afrontas do poder.

O grupo - A montagem é uma criação do Grupo de Teatro, Performance e Intervenção Urbana Desvio Coletivo (em parceria com o Laboratório de Práticas Performativas da USP), que congrega mais de vinte artistas de diferentes áreas, visando ao desenvolvimento de espetáculos performativos e relacionais, muitas vezes com emprego de instalações cênicas/multimídia, performances em espaços específicos (site specific), acontecimentos (hapennings), ações na Internet e experimentos videográficos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade