Projeto "Dança nas Escolas" chega à zona Norte

Projeto leva apresentações de balé a instituições públicas de ensino de Londrina e seleciona bolsistas para a Escola Municipal de Dança

por Redação Bonde com assessoria de imprensa
   

Nesta quarta-feira (26), bailarinos clássicos e contemporâneos apresentam-se na Escola Municipal Prof. Juliano Stinghen, no Conjunto Parigot de Souza II, para surpresa e encanto de mais de 500 crianças. Às 11 e às 14 horas, pais, professores e alunos da instituição de ensino localizada na Zona Norte param suas atividades para assistir aos números.

Desde 2007, o projeto envolve comunidades escolares por meio de atrações artísticas e formativas que têm como objetivo despertar os estudantes para os caminhos da arte e selecionar alunos-bolsistas para a EMD. "Levamos o ballet clássico e também o contemporâneo para que as crianças possam perceber a diferença entre as duas linguagens e as imensas possibilidades", explica Patrícia Proscêncio, coordenadora do projeto. Este ano, serão apresentados o pas-de-trois de "O Lago dos Cisnes", a suite do ballet "Dom Quixote", solos de "Esmeralda" e "A Bela Adormecida", além de trechos de montagens do Ballezinho de Londrina.

Renato Forin/Divulgação

Após as apresentações desta quarta, monitoras da Funcart realizam uma oficina de cinco dias com os jovens entre 7 e 12 anos da Escola Prof. Juliano Stinghen. Elas propõem exercícios que enfatizam a flexibilidade, o alongamento e a postura. No dia 3 de julho, com base no desempenho e na disposição dos participantes, a EMD selecionará bolsistas para o seu curso regular. A bolsa é integral e concedida ao longo dos oito anos de formação em balé clássico, desde que o jovem mantenha frequência e boas notas.

De acordo com Patrícia Proscêncio, o que os monitores reparam não é propriamente a aptidão física. "Focamos o desenvolvimento da criança desde o primeiro até o quinto dia, sua evolução e a vontade em dar continuidade à prática", destaca. Até o mês de setembro, o projeto "Dança nas Escolas" será realizado em outras três escolas municipais em diversas regiões de Londrina.

Serviço:

"Dança nas Escolas" - Apresentações de ballet clássico e contemporâneo

Quando: 26 de junho

Horário: 11h e 14h

Onde: Escola Municipal Prof. Juliano Stinghen

Rua Thomaz Pereira Machado, 338 - Conjunto Habitacional Parigot de Souza II