Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Programação bem brasileira

Projeto leva oficinas gratuitas para o espaço cultural FLAPT, na zona norte

Redação Bonde com assessoria de imprensa
22 ago 2016 às 17:10
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde o início de junho, o projeto "Semeando Maracatu" leva oficinas de batuque, dança e confecção de instrumentos para o espaço cultural FLAPT, na zona norte de Londrina. Com encontros semanais, as oficinas são gratuitas, abertas à comunidade e recebem público de todas as idades.

O projeto, organizado pelo grupo de maracatu de baque virado Semente de Angola, foi idealizado a partir da vontade de semear o Maracatu em outras regiões que não só o centro de Londrina - onde os ensaios do grupo já acontecem há 6 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As oficinas tem uma convidada especial. A Mestra Joana D'arc, única Mestra de Maracatu da história, vem do Recife especialmente para ministrar as oficinas do projeto. Mestra Joana, além de ser regente e mãe de Santo, também é figura importante na luta pelo fim da violência contra a mulher e por sua emancipação.

A Oficina com Mestra Joana acontece nesta quarta (24), às 15h e no sábado (27), às 14h, ambas no espaço Cultural Flapt, localizado na Rua Lino Sachrtin, 497, na região norte de Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Histórico

Por espetáculo 'Bora', Ballet de Londrina tem indicação inédita a prêmio da APCA

Imagem de destaque
Espetáculo

Escola Municipal de Dança de Londrina celebra três décadas com remontagem de 'O Lago dos Cisnes'

Imagem de destaque
Festival de dança

Curitiba Cia de Dança faz apresentação em dose dupla em Londrina

Imagem de destaque
Grátis

Antônio Nóbrega e Rosane Almeida abrem Festival de Dança de Londrina neste sábado



Sobre o Maracatu


O maracatu é um ritmo pernambucano que mistura batuques e danças afro-brasileiras. Sabe-se que o ritmo tem mais de 300 anos de história e, atualmente, são mais de vinte grupos de Maracatu só nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. No ano de 2010, em Londrina, fundou-se o grupo Maracatu Semente de Angola, idealizador do projeto "Semeando Maracatu".

Desde então o grupo vem estudando a manifestação da tradição e do "baque" (ritmo) da Nação de Maracatu Porto Rico de Recife-PE, fundado há quase cem anos, em 1916. Através dos instrumentos – alfaias e atabaques, taróis e caixas, agbê, agonguê e ganzá – e das loas (canções que carregam ancestralidade), o coletivo busca fortalecer e disseminar a cultura
afro-brasileira através do campo artístico e musical.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade