25 de maio: Dia da toalha e do Orgulho Nerd

por Redação Bonde
   

No dia 25 de maio, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd e também o Dia da Toalha. A data foi escolhida de uma maneria bem inusitada, mas toda pessoa que se considera um nerd vai entender. a data para a comemoração foi escolhida por ser o dia em que 'Star Wars: Uma nova esperança' estreou, em 1977. Afinal, nada pode ser mais nerd nesse mundo do que Guerra nas Estrelas.

Freepik

O orgulho nerd começou na Espanha em 2006, quando um grupo de 300 nerds se reuniram nas ruas da capital Madri para mostrar que não havia nenhum problema em ser a galera excluída do colégio e que gosta de coisas que ninguém mais gosta.

Depois dessa comemoração, a ideia caiu no gosto das pessoas e em 2008 chegou aos Estados Unidos. A data ganhou mais importância depois que os filmes de heróis começaram a explodir e todo mundo queria consumir mais desses produtos que, antes, eram marginalizados. Assim, convencionou-se a chamar de Dia do Orgulho Nerd.

O intuito da iniciativa é defender o direito de toda pessoa em ser um nerd ou um geek, e para promover essa cultura tão característica. Pois, apesar dos filmes mais antigos os geeks terem sido retratados como pessoas excluídas, na última década, porém, os geeks ganharam destaque no mercado cultural e movem uma fortuna em itens colecionáveis.

Divulgação

Para entender o Dia da Toalha

O Dia da Toalha está ligado a outro ícone da literatura nerd: o 'Guia dos Mochileiros das Galáxias' de Douglas Adams fez surgir uma legião de fãs pelo mundo. A obra, traduzida para mais de 30 idiomas, vendeu mais de 250 mil cópias apenas nos três primeiros meses após o lançamento. Além dos livros, a história já foi adaptada para vários outros formatos, incluindo séries de TV, jogos de videogame, HQs e peças de teatro.

Divulgação

Mas afinal, por que Dia da Toalha? O autor Adams morreu em 11 de maio de 2001, e um grupo de fãs resolveu homenageá-lo duas semanas depois de sua morte, no dia 25, criando o Dia da Toalha. Isso porque a toalha é, segundo o "Guia", "...um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar" e tem várias utilidades: dar apoio psicológico, servir como agasalho ou travesseiro, ser usada em lutas, proteger contra substâncias tóxicas... e, claro, se enxugar.

Conteúdo relacionado: