Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidado com o 'zap'

Bug no whatsapp colocava informações do usuário em risco

Redação Bonde
02 out 2019 às 13:42
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você estava correndo riscos e provavelmente não estava sabendo. Uma falha no perfil de segurança do aplicativo WhatAapp permitia a invasão do celular por meio de um GIF.

O aplicativo de mensagens poderia ser invadido por hackers por meio do envio de um GIF malicioso. Bastava uma reprodução da animação no app para que o malware concedesse ao invasor acesso a todos os arquivos de mídia e mensagens do proprietário do aparelho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A falha foi descoberta por um pesquisador de segurança que se apresentou pelo nome "Awaken”, que pela tradução significa "acordado” ou "desperto”. O pesquisador explicou que o problema é conhecido no meio de TI como "vulnerabilidade double free”, pelo seu funcionamento em duas fases: a primeira é forçar uma aplicação a cair por completo. A segunda é o uso de um exploit quando ela é reiniciada. Trata-se de um problema de corrupção de memória.

Leia mais:

Imagem de destaque
Na Dinamarca

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Entenda

Bloqueio do TikTok pode impactar 150 milhões de americanos, sobretudo jovens

Imagem de destaque
Eleições

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE


A falha agia em cima do modo de visualização de galeria do WhatsApp. O usuário casual reconhecerá essa função como aquela que exibe prévias de imagens em um carrossel quando você acessa o perfil do contato com quem está trocando mensagens.


O estudioso explica que a vulnerabilidade ataca majoritariamente dispositivos Android equipados com a versão 8.1 ou superior do sistema operacional. Ele ressalta que versões mais antigas do sistema da Google também são suscetíveis ao problema. Awaken não confirmou se a falha também impacta usuários do IOS da empresa norte americana Apple.

O Facebook, de acordo com o Canal Tech, foi notificado e já corrigiu o problema. A empresa recomendou aos usuários que façam o download da última atualização do WhatsApp em suas respectivas lojas virtuais, para que não corram mais riscos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade