Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Doodle

Google homenageia médico defensor da lavagem das mãos

Ansa Brasil
20 mar 2020 às 10:03
- Reprodução/Google
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta sexta-feira (20), o Google decidiu homenagear o médico húngaro Ignaz Semmelweis, primeiro defensor da importância de lavar as mãos, com seu doodle.

Semmelweis chegou a ser internado em um manicômio, no fim de sua vida, por conta da descrença que recebia de seus pares - mesmo tendo sido o responsável por diminuir inúmeras mortes de mães e crianças em maternidades pela chamada "febre puerperal".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nascido em 1818, ele fez a descoberta de que a ausência de higiene dos médicos causava a doença em 1847 ao analisar um grupo de médicos homens e um grupo de parteiras, que atuavam no nascimento de crianças no mesmo hospital.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Meta lança Llama 3, novo modelo que levará IA ao WhatsApp e Instagram

Imagem de destaque
Não dá

Só 22% dos brasileiros têm internet satisfatória, e índice cai a 7% no campo

Imagem de destaque
Entenda

WhatsApp lança filtro para facilitar buscas por mensagens

Imagem de destaque
Lançamento em junho

Google anuncia IA para criar vídeos, resumir reuniões e melhorar emails


Acidentalmente, o húngaro percebeu que a infecção que causava a morte das mulheres após o parto era a mesma que ele viu acontecer com médicos que faziam o exame de cadáveres. Com isso, percebeu que a falta de limpeza das mãos era o que causava a infecção - já que muitos dos médicos faziam o exame dos cadáveres e já iam para as salas de parto. Entre as parteiras, a taxa de morte era muito menor, pois elas não tinham essa outra função.

Publicidade


Então, Semmelweis fez um teste prático e colocou uma bacia com uma solução de cloro para que os médicos desinfetassem as mãos antes de realizarem o parto, provocando uma redução de 90% das mortes no hospital.


No entanto, por conta da descrença dos colegas, ele precisou voltar para sua terra natal e foi internado após ser enganado por alguns amigos, que disseram que o levariam para uma visita ao manicômio para verificar as condições de saúde do local.

Semmelweis faleceu aos 47 anos, em 1865, sem ver a importância de sua medida na prática. Hoje, no entanto, a medida tão defendida pelo médico húngaro é uma das mais fundamentais para evitar a transmissão do novo coronavírus (Sars-CoV-2), que já infectou mais de 245 mil pessoas no mundo, matando 10.031.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade