Londrinense cria matéria para 1° de abril e "trolla" nerds

por Julia Ilkiu - Estagiária*
   
Divulgação

A data de 1° de abril é conhecida como o Dia da Mentira. Desde o falso teste de gravidez até traição, há muitos anos, a data desperta um sentimento de enganação que brinca com a emoção das pessoas.

Neste ano não foi diferente, a data pegou diversas pessoas desprevenidas que caíram nas brincadeiras. Nem as notícias ficaram de fora. Nesta segunda-feira (1°) foi publicada uma matéria que dizia que Robert Pattinson seria o novo Batman e que, além disso, o elenco da trilogia "Crepúsculo" interpretaria os outros papéis.

A matéria que "trollou" grande parte do público nerd, foi publicada pela Legião dos Heróis, do londrinense Leo Gravena. A matéria teve, até o momento, 985.384 acessos, e estava em 7º lugar dos assuntos mais pesquisados do Twitter e 13º colocação dos mais pesquisados do Google.

"Faz algum tempo que estava rolando alguns rumores de que o Robert Pattinson poderia, sim, interpretar o Batman no novo filme. Aparentemente, o Robert é uma das escolhas da Warner para assumir o papel no novo filme do herói. Mas, a escolha para a brincadeira foi porque o ator fez parte da franquia Crepúsculo e muitos fãs dos quadrinhos estavam rejeitando o ator sendo que nunca viram qualquer outro filme dele a não ser algumas cenas de Crepúsculo", explica o editor-chefe, que é estudante da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Desde 2013, toda meia-noite de 1° de abril, o blog tem a tradição de fazer uma matéria de algo que é improvável, mas que tem alguma verdade por trás. "No último ano demos a notícia de que a Marvel e a Sony tinham feito um acordo para que o Homem-Aranha aparecesse no filme dos Vingadores e um ano e meio depois isso realmente aconteceu, mas não foi no filme dos Vingadores, foi no filme do Capitão América. A gente sempre faz algumas brincadeiras falsas em que a gente exagera muito na matéria, mas o tema por si poderia acontecer", diz Gravena.

A matéria cita uma fonte que é falsa, o hiperlink no blog leva para um site de bonecas do Crepúsculo e no final da galeria de imagens tem uma ilustração falando que a notícia diz respeito à data. "Na matéria está bem claro que é uma brincadeira, porque as fontes são falsas e na galeria a gente deixa claro que é primeiro de abril", atenta o editor-chefe do blog parceiro da UOL.

"Normalmente as outras pegadinhas tem muitos acessos, muitos compartilhamentos, porque as pessoas sabem que é mentira então mandam pros amigos e compartilham justamente pra brincar, mas ainda assim, nós ficamos muito chocados com o número de acessos", confessa Gravena.

*Sob supervisão do editor on-line, Rafael Fantin