O que é Among Us e por que tem 100 milhões de pessoas vidradas nele?

por Lara Bridi - Estagiária*
   
Folha Arte

Você talvez já tenha se deparado com imagens de pequenos seres coloridos de design minimalista em suas redes sociais. Mas não se deixe enganar pela cara fofinha: ao menos um deles é um assassino, e é seu dever descobrir quem. Essa é a premissa do jogo online Among Us, que virou a programação favorita de muitos isolados durante a pandemia. Lançado em 2018, o jogo já atingiu a marca de 100 milhões de downloads e, no mês de setembro, registrou 3,8 milhões de jogadores simultâneos, tornando-se um fenômeno entre os jovens. Mas, cá entre nós, o que fez esse game já antigo (nos padrões virtuais) e simples se tornar a febre nas redes sociais?

A jogabilidade descomplicada, custo baixo e software leve são fatores que o torna amigável a leigos. "Ele não requer muita habilidade manual no sentido de que você não precisa de horas de jogo para ter uma capacidade boa para jogar” - explica Aline Horiye, estudante e criadora de conteúdo na plataforma de transmissões ao vivo Twitch. Ela conta que a rede foi decisiva na popularização do game, resgatado por diversos streamers americanos e asiáticos durante a quarentena.

Continue lendo na FOLHA:

A possibilidade de se conectar com amigos que não se encontravam durante a quarentena talvez seja um dos maiores motivos de atração de tantos usuários

*Sob supervisão de Patricia Maria Alves