Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Na Semana Literária

Filho de Henfil vem a Londrina discutir humor político

Redação Bonde com assessoria
19 set 2019 às 11:59
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O produtor cultural e presidente do Instituto Henfil, Ivan Cosenza de Souza, vem a Londrina para falar do livro "Como Se Faz Humor Político”, baseado em entrevista concedida por Henfil ao jornalista Tárik de Souza em 1984. Ivan é filho do jornalista, desenhista e cartunista Henrique de Souza Filho, o Henfil, um dos principais personagens da cena cultural nacional da segunda metade do século XX.

O livro será lançado em Londrina na abertura da 38ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro, às 14h de terça-feira (24), no Sesc Cadeião (Rua Sergipe, . Ele será o palestrante principal do evento. "Como Se Faz Humor Político” foi relançado pela Editora Kuarup 30 anos depois da primeira edição.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Ele [Henfil] conta neste livro uma parte do processo criativo dele, como fazia para puxar informações para a população e sempre com o objetivo de causar indignação nas pessoas, para fazer com que não se tornassem apáticas. É mais ou menos o que está acontecendo agora. A população está sem se movimentar e sem tomar atitude. Henfil gostava de provocar as pessoas para que defendessem o que acreditavam. O livro mostra também como ele fazia para driblar a censura, de forma que ela não achasse a mensagem que ele pretendia passar muito perigosa”, afirma Cosenza.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


Atividades na UEL

Publicidade


A visita de Consenza a Londrina também terá atividades com alunos e professores da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Ele participa de entrevista na rádio UEL FM, às 16h, na segunda-feira (24). Na manhã de terça, a partir das 8h30, ele ministra palestra no Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes) com o tema "O humor político em tempos de resistência".


Ivan Cosenza se dedica à manutenção da memória da obra de seu pai desde sua morte, editando livros, organizando exposições para divulgar e fazendo palestras.

A vinda de Ivan Cosenza é uma iniciativa do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná, do Sesc e da UEL.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade