Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Turma da Mônica

Mauricio de Sousa vai autografar nova revista sobre distrofia de Duchenne

Agência Estado
06 set 2019 às 17:04
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Dia Mundial da Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é celebrado em todo 7 de setembro e, para comemorar a data, a Mauricio de Sousa Produções vai lançar no domingo (8) a terceira edição da revista que fala sobre a doença. O evento ocorre na 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio e Mauricio de Sousa estará presente para autografar os materiais que serão distribuídos gratuitamente.

A primeira revista, lançada em março, mostrou a chegada do personagem Edu, de nove anos, à escola onde os personagens do bairro do Limoeiro estudam. O menino convive com DMD e os novos amigos tiveram de aprender sobre sua condição.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na segunda revista, lançada em agosto, Edu fala de seus medos de tomar remédios e usar cadeira de rodas no futuro, uma vez que a doença rara e genética é caracterizada pela deterioração muscular progressiva.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


Neste novo material, a mãe de Edu faz uma palestra sobre DMD em uma associação de pacientes e, na escola, as crianças participam de uma mostra cultural. Na ocasião, Mônica expressa quão importante é ter o recém-aluno como seu amigo.

Publicidade


No próximo domingo, a partir das 11 horas, a revista será distribuída gratuitamente no estande da MSP 60 anos, no pavilhão laranja, com sessão de autógrafos do cartunista Mauricio de Sousa.


Sobre a distrofia muscular de Duchenne

Publicidade


A DMD é uma das milhares de doenças raras que existem no mundo, sendo que a estimativa é de seis a oito mil tipos. De origem genética, ela afeta principalmente meninos e é a distrofia muscular mais frequente na infância.


Alguns sinais básicos que podem indicar a doença são atraso no desenvolvimento motor, não andar entre 16 e 18 meses, atraso da fala e hipertrofia de panturrilha. Essa última característica, inclusive, é perceptível nos quadrinhos da Turma da Mônica.


Outra indicação de DMD que pode ser verificada em casa, na escola ou no consultório é o sinal de Gowers, manobra em que a criança usa as mãos para "escalar" o próprio corpo a partir de uma posição agachada, porque não tem força muscular no quadril e nas coxas.

Além dos sinais clínicos, é importante solicitar um exame de sangue para analisar os níveis de CK, enzima que é liberada no sangue quando os músculos estão danificados. Taxas extremamente altas, acima de dois mil, indicam distrofia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade