Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Obras para entender a humanidade na última década

Redação Bonde com assessoria de imprensa
11 jan 2021 às 16:41
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As relações políticas e econômicas fazem parte de uma mudança constante, não só do ponto de vista do que a humanidade constrói, mas como alguém pode entender a vida na qual se insere. Enquanto governos autoritários ganham força, movimentos contrários, como os de identidade de gênero e raciais, borbulham em diversos países do globo terrestre. Em meio a contradições e desafios da vida contemporânea, uma série de livros faz refletir sobre esses processos que nos envolvem. Sendo assim, tanto estudantes de filosofia EAD, quanto curiosos pelo tema, podem se inspirar em obras primordiais para entender o mundo atual.


As questões de gênero e racismo aparecem em "Sejamos Todos Feministas”, de Chimamanda Ngozi Adiche; "Necropolítica”, de Achille Mbembe; "A Nova Segregação – Racismo e Encarceramento em Massa”, de Michelle Alexander; e "A Armadilha da Identidade – Raça e Classe nos Dias de Hoje”, de Asad Haider. Essas obras esquentam o debate sobre as dinâmicas sociais e políticas públicas das diferenças na contemporaneidade. No âmbito das desigualdades sociais, "O Capital no Século XXI”, de Thomas Piketty, torna-se essencial, enquanto "A Morte da Verdade”, de Michiko Kakutani, traz o tópico quente das fake news – tática emergente de políticos de direita – e elucida sobre a engrenagem dessa estratégia. Já "Justiça – O que É Fazer a Coisa Certa”, de Michael J. Sandel, discorre sobre a filosofia política e teorias alternativas de justiça.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Não só de obras atuais fundamenta-se a reflexão sobre a atualidade; os existencialistas do passado se tornam relevantes para se compreender o momento presente. Na onda existencialista, "OU-OU”, de Søren Kierkegaard, aborda os modos de vida que se contrastam entre estéticos e éticos. "O Mito de Sísifo”, de Albert Camus, levanta a questão do absurdo e a percepção de um mundo que não é racional. Já Jean-Paul Sartre, em "O Existencialismo é um Humanismo”, recusa o papel de Deus para dar sentido à condição humana e seus fundamentos morais – a verdade sobre os homens estaria na sua própria humanidade. Friedrich Nietzsche, em seu conhecido "Assim Falou Zaratustra”, no formato ficcional, também declara que Deus já morreu e o homem há de contar consigo mesmo para desenvolver sua moral.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC

O passeio por obras contemporâneas e de um passado nem tão distante ajuda a interligar os pontos das relações sociais que têm se estabelecido nos últimos tempos. O complexo mundo atual com suas tecnologias e interligações não extingue conceitos operacionais morais e éticos já fundamentados pelos existencialistas. Acontecimentos recentes, bem como dinâmicas político-sociais pelo viés das obras citadas, trazem um feixe de luz para entender um pouco mais por onde a humanidade caminha.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade