Projeto realiza captação de memórias da cultura italiana em Londrina

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Em comemoração ao Dia do Imigrante Italiano no Brasil, 21 de fevereiro, a Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi lança o processo de captação de acervos familiares inéditos. O material arrecadado poderá fazer parte da exposição em comemoração aos 85 anos da cidade. O evento será realizado em maio e junho deste ano no Museu Histórico de Londrina. A captação será feita entre 26 de fevereiro e 23 de março.

Divulgação

Em seguida, haverá uma mostra itinerante por várias regiões da cidade, como parte do projeto Os Bravissimi na Terra Roxa. A exposição prevê a captação de fotografias, objetos, cartas, documentos e maquinários relacionados à temática do fazer profissional dos imigrantes e seus descendentes. O recorte temporal da exposição será de 1930 a 1980.

Coordenado pela presidente da associação e historiadora Hylea Ferraz, o projeto conta com produção da PÁ! Artística, capitaneada pelo produtor Álvaro Canholi, além do trabalho de uma extensa equipe. A pesquisa histórica é conduzida pelo professor Jorge Romanello que vai participar da seleção dos materiais.

Os interessados em apresentar seus acervos familiares para o projeto poderão levá-los para o Museu Histórico de Londrina. Será feito um processo de catalogação e identificação dos materiais, no qual o proprietário do objeto poderá escolher se deseja apenas emprestar o objeto para a exposição ou doá-lo ao Museu.

O projeto conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e apoio do Vice-Consulado Italiano, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Museu Histórico de Londrina e do Espaço Cultural Villa Rica

O Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss está localizado na antiga estação ferroviária, à Rua Benjamin Constant, 900. O recebimento do material ocorrerá de terça a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Outras informações pelo telefone (43) 3323-0082.

Para agendar o recolhimento de peças maiores ou demais colaborações, o interessado poderá entrar em contato com a direção da I Bravissimi Associazione Culturale Italiana di Londrina pelo e-mail ibravissimilondrina@gmail.com, pelo WhatsApp (43) 99959 5959 ou ainda acessar o site ibravissimilondrina.org

Conteúdo relacionado: