Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Voltou atrás

Após pedido de Anitta, deputado retira emenda sobre direitos autorais

Folhapress
07 mai 2020 às 11:41
- Reprodução / Twitter
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O deputado federal Felipe Carreras (PSB), 45, publicou em seu Instagram, na noite desta quarta-feira (6), uma "carta aberta à classe artística" dizendo que solicitou a retirada de uma emenda da MP 948, que mudaria o pagamento de direitos autorais dos artistas.

"Em nome do dialogo e do bom senso, vamos retirar a emenda. Mas vamos continuar a nossa luta por mais transparência e justica na arrecadação do direito autoral", escreveu Carreras na legenda da publicação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A cantora Anitta, 27, que havia feito uma live com o deputado algumas horas antes, comemorou a decisão. "Vitória. Feliz de saber que toda a classe de músicos dormirá tranquila hoje com menos este problema. Vamos seguir com o foco no que importa no momento que é o Covid-19 e depois que tudo passar reitero meu convite feito ontem na live", escreveu ela na mesma rede social, publicando a imagem da carta de Carreras.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Durante a live da artista com o deputado, feita nesta terça-feira (5), Carreras admitia que a emenda era falha, mas que não poderia retirá-la, pois apenas um relator teria este poder. No entanto, no dia seguinte, Anitta foi ao Instagram Stories dizer que soube que ele poderia sim retirar a emenda, segundo o artigo 104 do Regimento da Câmara.

Publicidade


"Não vou entrar no mérito da questão de ele ter falado para mim uma informação que não é real, porque pode ser que ele também não saiba disso, assim como eu não sabia", disse a cantora. "Agora não tem mais problema. Aguardamos a resposta, porque não temos mais o problema de ontem".


Assim como Anitta, artistas como Lexa, Alcione, Daniela Mercury, Milton Nascimento, Alceu Valença, Rogério Flausino, Djavan, Nando Reis, Erasmo Carlos e outros se pronunciaram sobre a emenda.

Publicidade


Segundo o novo anúncio do deputado, sua solicitação foi encaminhada ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, pois ele seria "o único com autoridade de fazer isso atualmente".


LEIA A CARTA ABERTA DO DEPUTADO NA ÍNTEGRA:


"Diante da divulgação de informações contraditórias devido à falta do entendimento claro da nossa emenda à MP 948 e da possibilidade de termos um diálogo maior sobre o assunto com toda a classe artística em relação à transparência e aos critérios de cobrança dos direitos autorais no Brasil, decidimos não esperar o relator da MP ser definido, como é uso e costume do Congresso, e enviamos um requerimento direto para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, com a solicitação que ele retire a emenda. Ele é o único que tem autoridade para fazer isso atualmente. Não é o caminho normal, mas penso que é o melhor a ser feito neste momento.

Vamos continuar lutando pela transparência do Ecad. No momento oportuno, proveremos uma série de audiências para discutirmos o assunto de forma plural, em Brasília, através da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Produção Cultural e Entretenimento. Convidaremos mais uma vez os artistas e a superintendente do Ecad para o debate. Nossa intenção é construir um diálogo sadio e com resultados práticos."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade