Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Grammy

Artistas recusam indicações ao Grammy em protesto por categoria sem negros

Folhapress
05 jan 2021 às 17:02
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Três dos cinco artistas indicados ao Grammy 2021 de melhor álbum infantil recusaram suas nomeações em protesto pela ausência de negros na categoria.


A decisão, tomada em conjunto pelo cantor Alastair Moock e as bandas Okee Dokee Brothers e Dog on Fleas, foi comunicada em carta publicada nas redes sociais. Nela, os músicos dizem que "não poderiam, em sã consciência, se beneficiar de um processo que historicamente negligenciou as mulheres e artistas negros".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No texto, eles argumentam que a indicação de apenas brancos para a categoria -e dos quais só um é mulher- não configura uma aberração no cenário da música infantil, já que, nos últimos dez anos, só 6% das indicações tinham liderança ou coliderança de pessoas negras e cerca de 30% eram lideradas por mulheres.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


"Esses números seriam decepcionantes em qualquer categoria, mas, num gênero cujos artistas têm a tarefa única de modelar justiça, bondade e inclusão, os números são inaceitáveis", dizem os artistas na carta.

Publicidade


Em entrevista à rádio americana NPR, a diretora de diversidade, equidade e inclusão da academia do Grammy, Valeisha Butterfield Jones, disse que a instituição tem trabalhado para aumentar a diversidade entre os membros da academia e nos comitês de indicação. "Somos uma instituição que está pronta para mudanças, mas os desafios que enfrentamos não são exclusividade nossa, ou da nossa indústria", diz.


Com a saída dos três indicados, o Grammy de melhor álbum infantil será disputado entre a cantora Joanie Leeds e o músico Justin Roberts. Leeds recebeu o apoio dos artistas que se retiraram e comentou que estaria sendo incoerente se não optasse pela permanência.

"Eu não recusei porque meu álbum é sobre empoderar mulheres jovens. Eu tenho 20 mulheres no meu álbum. Então, para nós, seria ir contra a nossa mensagem", afirma.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade