Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Hino da vacina

Brasil tem hit da vacina antes mesmo de o primeiro imunizante chegar ao país

Folhapress
15 jan 2021 às 15:50
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sem um imunizante aprovado pela Anvisa e sem uma data confirmada para o início da vacinação contra o coronavírus, o Brasil pode dizer que já tem, pelo menos, a trilha sonora da campanha, a música "Bum Bum Tam Tam", do MC Fioti.


O hit, que alcançou mais de 1 bilhão de visualizações no YouTube em 2018, voltou com tudo nas redes sociais pela semelhança com o nome do Instituto Butantan e agora vai ganhar uma nova versão para se tornar, oficialmente, o "hino da vacina".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na manhã desta sexta-feira (15), o MC compartilhou em suas redes sociais a gravação do novo clipe, que terá como palco a sede do instituto, em São Paulo. Nas imagens, ele aparece cantando enquanto anda pelos corredores do prédio. Ao fundo, vários funcionários surgem dançando.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Em entrevista à BBC News Brasil, ele disse que a nova versão, a ser lançada em breve, tentará manter o contexto original de "Bum Bum Tam Tam", em que um gênio da lâmpada concede desejos a MC Fioti e seus amigos, numa espécie de harém.

Publicidade


"Na nova versão, o gênio dá três desejos. A gente vai pedir paz e saúde para a população e a cura para o coronavírus", disse ao veículo.


Segundo ele, a letra também foi adaptada e terá os versos "a vacina envolvente que mexe com a mente/ de quem tá presente/ A vacina saliente/ vai curar muita vida e salvar muita gente/ Vem cá vacina, tam/ Vem cá vacina tam tam tam".

Publicidade


De tanto acompanhar as notícias sobre a chegada da vacina, o nome do Instituto Butantan foi se tornando mais familiar aos brasileiros, e não demorou muito para que o refrão da música fosse ressuscitado nas redes sociais.


Foi na semana passada, porém, que o funk começou a ganhar ar de trilha sonora. Após o anúncio da eficácia da Coronavac -a vacina desenvolvida em parceria com a fabricante chinesa Sinovac-, começaram a circular memes relacionando "Bum Bum Tam Tam" com o nome do instituto, o que fez o hit voltar à cena.

Publicidade


Segundo o Spotify, só nesta semana, o número de reproduções da faixa de MC Fioti cresceu 284% no Brasil em comparação com o início do mês. O estado de São Paulo foi responsável pela maior alta -265%, durante o mesmo período.


Quando foi lançada, há cinco anos, a música fez tanto sucesso que, pouco mais de um ano depois, atingiu a inédita marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube num vídeo brasileiro -hoje já há mais de 1,5 bilhão de reproduções no site.

Publicidade


Na época, em entrevista a este jornal, o MC contou que se inspirou numa partitura para flauta em lá menor assinada por Johann Sebastian Bach.


"Eu tava com a ideia de fazer música em cima de uma flauta, uma música mais dançante, e aí apareceu a partitura do Bach", disse.


O funk, que sampleou a composição do compositor alemão com uma batida original, estourou não só no Brasil, mas em vários países. Na época da entrevista, MC Fioti tinha acabado de voltar de uma turnê por 14 países pela Europa, em que atraiu um público de cerca de 100 mil pessoas, em países como Holanda, Suíça, França, Alemanha, Espanha, e por ali afora.

"Fora do país, todas as entrevistas que eu dei focaram exatamente isso. Por isso que ela ganhou tanta força no cenário mundial. Quem imaginava que um MC iria escutar ou conseguiria tirar algo do Bach? Foi a partir daí que começaram a dar um valor musical para o funk", comentou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade