Fim do Led Zeppelin faz 40 anos; relembre sucessos da banda

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   
Divulgação

Há 40 anos, no dia 04 de dezembro de 1980, a banda de rock Led Zeppelin, formada em Londres, anunciava o seu fim. Na ocasião, os integrantes decidiram interromper as atividades após a morte do amigo e baterista John Bonham. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a data para fazer um levantamento especial em homenagem ao grupo que marcou a história do rock.

No banco de dados do Ecad, Led Zeppelin tem 137 músicas cadastradas e um total de 1.828 gravações feitas pela banda e por outros artistas. As cinco músicas mais gravadas, em ordem, foram "Kashmir", "Whole lotta love", "Rock and roll" e "C'mon everybody".

O pagamento de direitos autorais pela execução pública de músicas a autores ou seus herdeiros é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98). No caso de execução de músicas estrangeiras no Brasil, o Ecad arrecada os valores e distribui para as associações brasileiras, que os repassam para as associações congêneres do exterior e, consequentemente, aos artistas.

Confira as músicas mais tocada do grupo nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública:

1. Rock and roll

2. Stairway to heaven

3. Whole lotta love

4. D'yer mak'er

5. All my love

6. Immigrant song

7. Black dog

8. Kashmir

9. Good times bad times

10. Going to California

11. Ramble on

12. Misty mountain hop

13. Dancing days

14. Heartbreaker

15. Thank you

16. Since I've been loving you

17. Babe I'm gonna leave you

18. The ocean

19. Fool in the rain

20. Houses of the holy

Conteúdo relacionado: