Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ritmo e poesia

Lugar de mulher é na batalha! Conheça a trajetória de MC Cleópatra

Nicoli Suman - Estagiária*
29 out 2020 às 16:22
- Instagram/@batalhadasminalondrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As batalhas de rima são um braço do rap e o responsável por cantar essa poesia em forma de rima é o Mestre de Cerimônia, mais conhecido como MC. Ligia Braga, 18, mora em Londrina e é MC de batalha há pouco mais de um ano. Durante as batalhas, ela é chamada de MC Cleópatra e já participou de diversas competições.


As batalhas de rima são encontros de hip hop onde os MCS batalham entre si com rimas improvisadas que podem ser a capela, sem som, ou com um beat, que é a batida tocada por um DJ. As batalhas de rima surgiram em 1970 nos subúrbios de Nova York enquanto o hip hop dava seus primeiros passos. Elas também são conhecidas como batalhas de MC e duelo de freestyle.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



No Brasil, essas competições chegaram ao país em meados de 1990. A MC Cleópatra começou a ter contato com o rap quando era bem nova, depois de entrar em um projeto de circo da cidade que tinha muita ligação com o universo do hip-hop. "O rap é o primeiro estilo musical que eu me identifiquei. Ele não era uma coisa que meus pais e irmãos ouviam. Foi a minha primeira afirmação cultural em relação à música”, contou a MC.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Ver essa foto no Instagram

Freestyle que eu fiz p seleção desse ano do @hiphopevermelho !! #freestyle #rapnacional #rapdemina

Publicidade

Uma publicação compartilhada por CleóPaTra (@ligiabraga_cpt) em


Além das batalhas de rima, MC Cleópatra passou a produzir músicas profissionalmente este ano. Junto com outras MC’s da cidade, lançou seu primeiro rap gravado em estúdio. Ela explica que o rap é um instrumento de contestação na sociedade e é um alerta para a desigualdade. "Uma das coisas mais lindas que eu vejo os MC’s fazendo é conseguir falar algo por outra pessoa. Quando a pessoa ouve e se identifica, sabe que o MC está falando algo por ela, ela se identifica e sabe que não está sozinha”, desabafou Ligia. Mesmo não tendo apoio de patrocinadores, a MC deseja continuar produzindo músicas.

Publicidade


Instagram/@ligiabraga_cpt
Instagram/@ligiabraga_cpt


Mulheres passam por diversas dificuldades na sociedade por conta do machismo e no universo das batalhas de rima não é diferente. Ligia Braga passou por obstáculos desde o começo de se auto afirmar no rap e nas competições. "Se você vai bater de frente com um cara na batalha, fisicamente ele é mais alto, tem a voz mais grossa, tem mais tempo de batalha, então você já se sente acuada, isso foi uma coisa muito forte, até hoje em dia sinto isso, mas é muito menos”, desabafou a MC.


Segundo a MC, é importante que as mulheres marquem presença nas batalhas para reforçar que o rap é um instrumento de contestação de diversas minorias. "O rap nunca pode deixar de carregar as dores das pessoas que não tem condições, nunca se pode deixar de mostrar que essas dores ainda doem para tantas pessoas”, afirmou. Em Londrina, as batalhas de rima conquistam cada vez mais espaço e revelam diversos MC’s a cada ano.


*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade