Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Evento gratuito

Série de palestras reúne bandas e artistas da música independente de Londrina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 abr 2024 às 18:50
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Banda Nova Abril para a Cena, iniciativa voltada ao desenvolvimento de ações formativas, promovida pelo coletivo responsável pelo Projeto Banda Nova da Funcart (Fundação Cultura Artística de Londrina), será sediado na Funcart, nos dias 21 e 28 de abril, a partir das 15h.  


A Funcart fica localizada na Rua Senador Souza Naves, 2380. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas por meio do formulário. Somente participantes inscritos terão direito a receberem os certificados, com total de seis horas de atividades.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A edição de 2024 marca os 15 anos do projeto, desenvolvido para colocar em evidência e incentivar a profissionalização de bandas e artistas independentes de Londrina. Nesta etapa, que conta com o patrocínio do Ministério da Cultura por meio da Lei Paulo Gustavo, quatro artistas irão abordar temas como direitos autorais, performance ao vivo, sustentabilidade financeira e tendências do mercado fonográfico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Anitta diz que certeza de que fosse morrer inspirou 'Funk Generation'

Imagem de destaque
Novo disco

Taylor Swift bate recorde no Spotify com 300 milhões de reproduções em um dia

Imagem de destaque
Continua rainha

Marília Mendonça é a primeira brasileira a atingir 10 bilhões de streams no Spotify

Imagem de destaque
Dez faixas

Luli MC lança o álbum "Pede Agô" nas plataformas digitais


O produtor executivo do Projeto Banda Nova Funcart, João Vitor Ribeiro, avalia que a etapa reforça o papel da Funcart e do coletivo à frente do projeto no apoio aos e às artistas independentes da música em Londrina. Por este motivo, os quatro artistas convidados - Sara Delallo, Vinícius Carneiro Gouveia, Eduardo Assad Sahão e Pedro Mello - irão compartilhar um pouco das suas experiências em temas considerados estratégicos para o desenvolvimento da carreira. 

Publicidade


Promovendo novas conexões e a troca de experiências, o objetivo do projeto Banda Nova Abril para a Cena é aumentar o repertório de possibilidades de desenvolvimento artístico dos participantes, sejam eles artistas amadores interessados em tirar as suas ideias musicais da gaveta ou músicos e bandas que já possuem trabalhos lançados. 


No entanto, acrescenta João Ribeiro, para além do aspecto formativo, o evento almeja promover reflexões mais amplas que venham a causar rupturas no atual cenário da música independente de Londrina. "Estamos entusiasmados com esta etapa porque a série de Encontros Banda Nova vai além de simplesmente promover discussões, mas visa, também, desafiar o atual estado das coisas no sentido de enfrentarmos os diversos desafios de se fazer música independente atualmente. A importância deste desdobramento é evidente, pois contribui para uma compreensão mais ampla do papel possível de cada agente cultural - seja músico, produtor musical, técnico e o público - na construção de uma cena musical mais forte. Estamos empenhados em criar um espaço onde artistas independentes possam se reunir, trocar ideias e encontrar soluções para os desafios que enfrentam em suas carreiras musicais", destaca. 

Publicidade


O projeto Banda Nova Abril para a Cena é uma realização do Governo Federal através do Ministério da Cultura e da Fundação Cultura Artística de Londrina - Funcart, com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, viabilizado por meio da Secretaria de Cultura de Londrina e conta com produção do coletivo Flua Cultura.


Imagem
Câmara dos Deputados debate regulação dos motoristas de aplicativos nesta quarta-feira (17)
A Câmara dos Deputados realiza na quarta-feira (17), às 10 horas, uma comissão geral para debater a regulação dos mo


Programação 

Publicidade

A série de palestras que inaugura a etapa de ações formativas irá reunir nomes envolvidos em projetos musicais de diferentes estilos, dentro e fora dos palcos. Os quatro convidados reúnem décadas de experiência na música, atuando como instrumentistas em apresentações ao vivo, gravações, produção musical, composição e regência e apoio técnico. 


Confira um pouco mais sobre cada convidado e os temas que serão trabalhados nas palestras, que irão contar ainda com um material de apoio para fortalecer a troca de informações com os participantes. 

Publicidade


21/04 - 15h - VINÍCIUS CARNEIRO GOUVEIA - DIREITOS AUTORAIS: DA MÍDIA FÍSICA AO STREAMING. 

 

Publicidade

Guitarrista das bandas Vulgar Gods e O Hipertrópico, Vinícius Carneiro Gouveia divide as atividades na música com a de advogado. Especialista em direitos autorais pela Universidade Estadual de Londrina, também é produtor fonográfico registrado pela ABRAMUS (Associação Brasileira de Música e Arte). Em sua palestra, irá discutir questões legais fundamentais envolvendo direitos autorais, registro de músicas e estratégias para garantir uma carreira sustentável.


Créditos: Divulgação

Publicidade


21/04 - 16h30 - EDUARDO ASSAD SAHÃO - DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA CARREIRA MUSICAL DO SÉCULO XXI: UM BATE-PAPO COM EDUARDO ASSAD SAHÃO


Multi-instrumentista, regente e pesquisador especializado em Cognição Musical, Eduardo Sahão começou a estudar música aos sete anos. Destacou-se em Regência Orquestral e realizou estudos em Viena e Áustria. Na academia, é reconhecido por sua pesquisa em Neurocognição Musical e Educação Musical, recebendo prêmios por seus projetos inovadores. Além disso, é vice-presidente da associação organizadora do FIML (Festival Internacional de Música de Londrina). 


Fundador da banda Senhor Bonifácio, já realizou mais de 150 shows por ano em todo o Brasil, compartilhando palco com artistas renomados. Em 2022, sua banda foi convidada para um concerto de Rock Sinfônico pela Osuel (Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina). A palestra "Desafios e Oportunidades" tem por objetivo refletir sobre os diversos desafios para o músico ou grupo independente e incitar o pensamento crítico a fim de criar oportunidades que fomentem a carreira artística com um fazer musical amplo, coletivo e protagonista.


Créditos: Divulgação


28/04 - 15h - PEDRO MELLO - TENDÊNCIAS DA INDÚSTRIA MUSICAL E O PAPEL DO PRODUTOR NA CENA ATUAL. 


Produtor musical e engenheiro de áudio no MOP AudioLab, Pedro Mello vem atuando como produtor musical para artistas como Ana Castela, Neo BXD e Analu. Formado em Música pela Universidade Estadual de Londrina, já atuou como guitarrista na banda de rock Base 2 e no mercado de audiovisual, com o filme "O Céu Sobre Londrina", de Adriano Garib. No Encontros Banda Nova, irá compartilhar sua experiência na produção de música e na criação de experiências sonoras de alta qualidade, discutindo técnicas de produção, tendências da indústria musical e o papel do produtor na cena atual.


Créditos: Divulgação


28/04 - 16h30 - SARA DELALLO - INSIGHTS PARA MÚSICOS E TÉCNICOS TIRAREM O MELHOR SOM EM DIVERSAS SITUAÇÕES MUSICAIS. 


Sara Delallo é contrabaixista, professora de música, técnica de áudio, produtora musical e proprietária da Áudio Sonora Engenharia de Acústica. Graduada em Música pela Universidade Estadual de Londrina, integrou a lendária banda Pedrera, além de ter acompanhado artistas nacionais e internacionais ao longo de mais de 25 anos de carreira. Recentemente, acompanhou o guitarrista Luiz Carlini, ex-integrante da banda de Rita Lee. No Encontros Banda Nova, Sara Delallo trará insights valiosos para músicos e técnicos de áudio encontrarem soluções para obterem o melhor som para apresentações musicais, incluindo comunicação, estratégias de áudio e a importância do profissionalismo nos palcos.


Créditos: Divulgação


Projeto Banda Nova Funcart

Criado durante a Virada Cultural Funcart, em 2009, o Projeto Banda Nova Funcart já colaborou na projeção de 150 artistas e bandas independentes da Região Metropolitana de Londrina (RML) e de Maringá em edições realizadas no Bar Valentino, Associação Médica de Londrina (AML) e Concha Acústica de Londrina.


Em sua última edição, em 2023, o projeto se tornou parceiro do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) levando integrantes das bandas selecionadas para as salas de aula do festival e abrindo espaço na programação para uma banda formada por jovens de 9 a 16 anos, alunos da oficina Banda de Garagem do 43º FIML. 


Por sua programação já passaram artistas como Cluster Sisters, Brotherhood, Clara Striquer, Bemol Blues Band, Rodolfo Rainer e o Clube dos Sonhos, Londrina Ska Clube, Samba 172, Assis e a Flor de Lótus, Marquinhos Diet, Vitor Conor, Maracutaia do Samba, Lobisomem, Mucambo de Banto, Rua do Jazz, além dos maringaenses da Index Sonora, Samuel Amaro, Sala de Estar e Valter e Cambojam. 


Imagem
Mais de 214 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe e outras doenças no Paraná
A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) divulgou um balanço parcial nesta segunda-feira (15) sobre o Dia D de Mobilização para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que aconteceu neste sábado (13) nos municípios.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade