Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em breve

'WandaVision' dá pontapé inicial em plano da Marvel de vencer a guerra do streaming

Folhapress
12 jan 2021 às 16:34
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na hora de arrumar a casa, Samantha Stephens só precisava dar uma mexidinha no nariz. Já para Jeannie, bastava piscar os olhos. Agora, para Wanda Maximoff, apontar o dedo indicador é todo o esforço que a tarefa requer.


As protagonistas de "A Feiticeira", "Jeannie É um Gênio" e do novo "WandaVision" escondem, por trás da fachada de um casamento comum e da função de dona de casa, poderes mágicos capazes de tornar a vida doméstica dos subúrbios dos Estados Unidos muito mais emocionante do que ela realmente é.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com estreia marcada para sexta-feira (15) no Disney+, "WandaVision" é a primeira série original da plataforma encarregada de expandir o chamado Universo Cinematográfico Marvel para o streaming -e de reaproveitar personagens que, nos cinemas, tiveram pouco tempo de tela.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ingressos por R$ 10

Produzida em Londrina, série 'Dramaturgias' estreia no Villa Rica neste sábado

Imagem de destaque
Debate político

Série 'Bom Dia, Verônica' ataca o conservadorismo em sua 3ª e última temporada

Imagem de destaque
Mariangela Hungria

Série sobre mulheres na ciência tem pesquisadora da Embrapa de Londrina

Imagem de destaque
Veja os indicados

'Succession' lidera indicações no SAG, prêmio do sindicato dos atores


A dupla escolhida para protagonizar essa jornada inaugural pela plataforma é formada por Wanda -a Feiticeira Escarlate- e Visão. Eles entraram para a equipe dos Vingadores como coadjuvantes, mas o romance que engataram nas telonas fez com que caíssem nas graças dos fãs.

Publicidade


"WandaVision" acompanha, ao longo de seus nove episódios, a rotina dos dois super-heróis numa casa de classe média americana, vivendo uma falsa normalidade que esconde os poderes dela de controlar tudo ao seu redor e o fato de ele ser um androide.


As referências a "A Feiticeira" e "Jeannie É um Gênio", no entanto, não param no roteiro. A forma e o tom da nova série também fazem menção direta a esses e a outros clássicos da TV americana. Os primeiros episódios de "WandaVision", por exemplo, imitam uma comédia dos anos 1950 ou 1960, com direito a risadas pré-gravadas, aplausos do auditório e fotografia em preto e branco.

Publicidade


"Nós fomos imediatamente atraídos para 'A Feiticeira' e 'Jeannie É um Gênio', porque ambas falam sobre essa tensão entre a magia e o subúrbio", diz Matt Shakman, diretor de todos os episódios da série. "O que eu amo sobre essas inspirações é que elas envolvem vários efeitos especiais práticos -coisas presas por fios e varas-, um charme que contrasta com os efeitos especiais que nós vemos nos filmes da Marvel."


Mas não se engane. Os orçamentos robustos e a tecnologia de ponta alcançam, sim, Wanda e Visão. Conforme o romance ingênuo e engraçadinho dos personagens avança, eles vão mudando de década e passeando por diferentes formatos televisivos. Até que chegam aos dias atuais, quando finalmente encontram a realidade mais sombria montada pela Marvel em seu universo cinematográfico.

Publicidade


Com as mudanças temporais propostas pela trama, os protagonistas Paul Bettany e Elizabeth Olsen, Visão e Wanda, tiveram que repensar seus personagens e adequar a maneira de atuarem às décadas representadas em cena.


"Havia um estilo de atuação completamente diferente nas sitcoms dos anos 1950, 1960 e 1970. Era um trabalho muito mais performático, com o qual não estamos acostumados hoje em dia", afirma Bettany.

Publicidade


Enquanto Wanda pode ser descrita como uma versão moderna de Samantha ou de Jeannie, o herói interpretado pelo ator britânico se inspira em Dick Van Dyke e em seu "The Dick Van Dyke Show", comédia familiar exibida entre 1961 e 1966.


Vendida como uma minissérie, "WandaVision" ainda não tem futuro certo depois que esses nove episódios já gravados chegarem ao Disney+. Também não está claro como o título vai se conectar ao Universo Cinematográfico Marvel. Vale lembrar que a série se passa numa espécie de realidade paralela, já que, nos filmes, Visão morre tragicamente não só uma, mas duas vezes -em "Vingadores: Guerra Infinita".

Publicidade


O que está claro, por outro lado, é que aqueles que não assistiram aos principais dos 23 filmes do estúdio vão ter dificuldade para acompanhar a nova série. Isso porque ela não oferece contexto para quem acaba de chegar à Marvel e ainda é responsável por dar início à chamada fase quatro de sua série de filme de super-heróis.


Nesse novo período de produções da companhia, são esperados sequências e filmes originais, como "Pantera Negra 2" e "Viúva Negra", e um arsenal de séries de televisão. Além de "WandaVision", devem chegar ainda neste ano no Disney+ "Falcão e o Soldado Invernal", "Loki", "What If...?", "Ms. Marvel" e "Hawkeye".

Publicidade


A promessa é que cinema e televisão estarão completamente integrados, com as tramas de um meio complementando as do outro. Ao ser questionado sobre o vasto número de personagens e o nó que eles podem dar na cabeça dos espectadores, o diretor Matt Shakman afirma não se preocupar.


Ele diz confiar no talento de Kevin Feige, presidente da Marvel Studios e um dos grandes responsáveis por lançar a era dos blockbusters de super-heróis em Hollywood -sua atuação como produtor remonta a "X-Men: O Filme", de 2000.

Segundo Bettany, o intérprete de Visão, a expansão para a TV é natural. "Eu amo a ideia de usar diferentes veículos para contar diferentes partes de uma história. Além disso, a Marvel sempre foi, de certa forma, um enorme e extravagante experimento televisivo. Quer dizer, até agora ela estava lançando só filmes, mas eles são episódicos e se complementam."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade