Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Londrina

Virada Cultural: agenda online tem atrações para todos os gostos e idades

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 abr 2020 às 09:14
Grupo Tiquequê é uma das atrações infantis da Virada Cultural - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante o período de isolamento social, com a suspensão de eventos culturais e artísticos devido à pandemia do coronavírus, a Agenda Virada Cultural segue disponibilizando uma série de novos conteúdos abertos ao público.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, em conjunto com parceiros de Londrina, oferece acesso a uma programação ampla, organizada e totalmente gratuita, levando entretenimento e lazer de qualidade a quem está em casa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A lista é semanalmente atualizada e conta com atrações diversas, destacando produções, artistas, coletivos e projetos londrinenses, mas também com leque aberto para acervos, cursos e sites nacionais e internacionais. Ainda há uma programação especialmente voltada para as crianças.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segunda celebração do ano

Terreiro Asé Oyá Funjó celebra festa de Ogum e Oxóssi em Londrina

Imagem de destaque
Circuito Sertanejo

Em noite solidária, Kau e dupla Mariana & Mateus sobem ao palco principal da ExpoLondrina

Imagem de destaque

Palmeiras perde Allianz em três jogos do Brasileirão por shows; veja datas

Imagem de destaque
Circuito Sertanejo

César Menotti e Fabiano voltam ao palco da ExpoLondrina com nostalgia e novos sucessos


O secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro, enfatizou que a Virada Cultural é uma alternativa de acesso ao público, que terá a oportunidade de desfrutar a agenda ao assistir, ouvir, ler, estudar e adquirir conhecimentos sem precisar sair de casa.

Publicidade


"Neste momento de pandemia, as pessoas devem tentar ficar em suas casas ao máximo. Então, nada mais justo que a cultura vá até elas por meio das plataformas digitais. Londrina é reconhecida por ser um forte polo cultural, e grande parte dessa programação é de projetos que contam ou já contaram com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). Essa também é uma forma de dar visibilidade a estes trabalhos e ampliar o acesso dando retorno à sociedade”, destacou.


Documentários e filmes

Publicidade


O público terá a oportunidade de assistir a diversos documentários, dentre os quais produções locais como "Memórias que não Silenciam”, que fala sobre a censura militar ao Festival Universitário de Londrina, com depoimentos e experiências compartilhadas por diversas figuras locais que viveram este período de repressão e resistência. E também "Dona Vilma”, curta que retrata a vida de Vilma Santos de Oliveira, conhecida como Yá Mukumby, líder e personagem central no movimento negro em Londrina.


A produtora londrinense Kinopus Audiovisual, que possui mais de 60 prêmios nacionais e internacionais, está disponibilizando parte de suas produções realizadas nos últimos anos. São vários curtas-metragens e outros conteúdos gratuitos. Um dos filmes é "Mister H” (2014, 23 min), escrito e dirigido pelo francês Bernard Payen, foi filmado em Londrina, em dezembro de 2013. Trata-se de uma co-produção Brasil (Kinopus) e França (Senso Films), que conquistou dois prêmios na 34ª edição do Festival International du Film d’Amiens, um dos festivais mais tradicionais da França.

Publicidade


Música


O Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) disponibiliza uma série de vídeos de concertos e shows de várias edições do evento. Já a Rádio Alma Londrina traz conteúdos radiofônicos produzidos de forma democrática e gratuita, entre notícias, programas, audioteca, web tv e podcasts. E o Projeto Banda Nova Funcart, que completou 10 anos, também conta com várias apresentações de bandas de Londrina e região em seu canal no Youtube. Entre os grupos estão o Octopus Trio, Búfalos D’água, Aminoácido, Etnyah, Sincopaduo e outros.

Publicidade


O público pode aproveitar para conhecer o trabalho musical de vários artistas, muitos deles ligados à Londrina, por meio de diversos vídeos e álbuns disponíveis pela internet. A lista reúne nomes como o compositor, arranjador e multi-instrumentista André Siqueira; o músico Bernardo Pelegrini; o pianista Cristian Budu; e as cantoras Simone Mazzer, Gisele Almeida e Carla Casarim. Tem também materiais separados de várias bandas: Abacate Contemporâneo, Grenade, Caburé Canela, entre outros.


Quem estiver interessado em fazer aulas musicais também terá opções ao alcance, mesmo de casa. A lista reúne aulas de gaita online com os professores Igor Kasuya e Gigo Blues, e de Teoria Musical com Mateus Gonsales, além da Aula Forma Musical, com conteúdos ministrados por Fernando Kozu.

Publicidade


Infantil


Para as crianças, a Virada Cultural tem agenda com histórias e brincadeiras pelas contadoras Dani Fioruci, Edna Aguiar, Luciana Guedes, Marina Bastos e Camila Genaro, e o grupo Cia Kiwi de Jaqueta. O Núcleo Ás de Paus celebra a existência milenar das pernas de pau, com registro em vídeo de brincadeiras e vivências teatrais. A Cia Clac disponibiliza o espetáculo "Berço de Espuma”, entre outros esquetes e apresentações circenses.

Publicidade


Outras opções voltada aos pequenos são os vídeos animados da Turma da Mônica, projeto Baobá – vivências pelo brincar, além dos grupos Tiquequê, Palavra Cantada e Formiga Balão.


Mais atrações


A programação ainda tem conteúdos de vários outros segmentos artísticos e culturais, com espetáculos de teatro, oficinas, palestras, cursos online, literatura, poesia, desenho, acervos de museu, capoeira, música caipira, taikô e sites diversos.


Realização


A Secretaria Municipal de Cultura promove a Virada Cultural juntamente com os Conselhos de Cultura e de Patrimônio Cultural, Comitê Municipal de Economia Criativa, SEBRAE e Arranjo Produtivo Local do Audiovisual de Londrina (APL do Audiovisual).

A agenda atualizada pode ser acessada neste link. Aqueles que desejam receber o menu por e-mail podem solicitar no contato (43) 3371-6606 (Diretoria de Ação Cultural) ou para [email protected].


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade