Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Festin Paraná

Peça de Arapongas é selecionada para Festival de Teatro Infantil do Paraná

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 mai 2020 às 10:18
- Reprodução / Facebook Grupo Paiol
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A peça "O Cravo e a Rosa – Uma Nova Canção", produzida pelo Grupo Paiol, de Arapongas, foi selecionada para o Festival de Teatro Infantil do Paraná (Festin Paraná). O evento terá em sua próxima edição companhias dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Previsto inicialmente para o período de 18 a 23 de agosto, o Festin Paraná deverá ter nova data anunciada pela organização, por conta da pandemia da Covid-19.

"O Festival de Teatro Infantil do Paraná cancelou a execução do projeto em agosto deste ano tendo em conta que o cenário que o país apresentará na época não será favorável para celebrações artísticas ou de qualquer outra natureza, pois levamos em consideração todas as vidas que estão sendo perdidas neste árduo caminho. Uma nova data será estudada e formalizada por nota oficial pelos canais de comunicação do festival”, explicou a produtora executiva do evento, Bruna Bayley.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com o tema "Livre brincar, rir e cantarolar: espetáculos feitos para experimentar a infância e o esperançar”, a curadoria escolheu montagens pensadas especialmente para o público infantil, de forma lúdica, porém sem perder a criticidade e a reflexão. Foram selecionados nove trabalhos entre os 207 inscritos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aulas todas as quartas

Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina

Imagem de destaque
Despedida

Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas

Imagem de destaque
Programe-se!

Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado

Imagem de destaque
Participe!

Grátis: Festival de Palhaçaria Rolé faz espetáculos no fim de semana em Londrina


O processo seletivo priorizou espetáculos que tivessem em suas propostas o imaginário infantil e o jogo de faz de contas - alguns mostrados a partir das experiências do livre brincar posto em cena, conforme explica uma das curadoras do Festin, Herica Veryano.

Publicidade


"Tivemos também um olhar delicado para acolher a perspectiva da tradição oral representada pelos contadores e contadoras de histórias selecionados, transmitindo de uma geração a outra os contos de origem nacional e mundial. A comicidade também estará bem representada com os grupos de pesquisa clownesca que escolhemos. Outro ponto que levamos em consideração foi a musicalidade presente nos espetáculos, pois todos os trabalhos escolhidos para essa edição trazem à tona uma linguagem musical única, a maioria com canções originais e com dramaturgias refinadas, cuidadosamente pensadas para comunicar com o público infantil.”


Conheça os escolhidos:

Publicidade


O Cravo e a Rosa – Uma Nova Canção (Grupo Paiol) – Arapongas/PR


Trabalho musical cômico com dramaturgia inteligente que parte da tradicional música da cultura popular, "O Cravo e a Rosa”.

Publicidade


Era uma vez: contos, lendas e cantigas (Rococó Produções Artísticas e Culturais) – Porto Alegre/RS


Em uma divertida mistura de técnicas de teatro, contação de histórias, dança e música, o espetáculo revisita histórias como a de Nossa Senhora Aparecida e a do Negrinho do Pastoreio com músicas do cancioneiro popular gaúcho e algumas compostas especialmente para a montagem.

Publicidade


Um golinho só (Cia Cornucópia De Teatro) – Ribeirão Preto/SP


Um trabalho com canções que aquecem o coração, executadas por atores-cantores. Em cena, eles contam a história da Vila da Pedra Quebrada, um vilarejo onde a água do riachinho, que outrora era cristalina e abundante, passou a ser suja e escassa.

Publicidade


Os 3 porquinhos (Cia. Le PlatduJour) – São Paulo/SP


Um trabalho cômico especialmente pensado para crianças, com duas atrizes-palhaças de longa carreira, que apresentam essa versão irreverente e única do clássico "Os três porquinhos”.

Publicidade


A fada, a flor e a princesa (Teatro da Pedra) – São João del Rei/MG


Singelo, forte e emocionante, o espetáculo é encenado por três atrizes que contam histórias por meio de cantos populares de trabalho, de amorosidade e saudade.


Foi coisa de Saci (Cia Contacausos) – Chapecó/SC


Numa casa de caboclo, quando alguma coisa estranha acontece, as pessoas dizem que foi coisa de saci! O espetáculo faz um passeio pelos causos da nossa gente brasileira que jura que viu, ouviu e até já prendeu o danadinho na garrafa.


Brincante (Cia AristoClowntas) – Rio de Janeiro/RJ


A companhia apresenta um trabalho de palhaçaria com números clássicos, acrobáticos, magia, malabarismo, dentre outros. Garantia de ótimas risadas e muita interação.


Vida seca (Cia Manipuladora De Formas Etc i Tal) – Navegantes/SC


A companhia de bonecos apresenta, por meio da tradicional técnica de bonecos de luva, um cenário inspirado no romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos e na obra de Portinari. Poético e arrebatador.


Monstros e Cia (Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas) – Itapira/SP

Um grupo que trabalha com bonecos de diferentes formas e tamanhos, com uma música potente em cena, apresenta um universo monstruoso para a criançada, numa encenação grandiosa e inteligente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade