Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Para mulheres

Projeto cultural abre inscrições para oficinas de teatro

N.Com
01 nov 2018 às 14:23
- Reprodução/Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O projeto "As marcas no corpo: pesquisa cênica sobre o feminino" está com inscrições abertas para oficinas teatrais gratuitas. A iniciativa está sendo realizada pela primeira vez na cidade e é coordenada pelas arte-educadoras e atrizes Natália Viveiros e Renata Santana, com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). As ações são centradas em atividades e exercícios cênicos como dança, jogos de improvisação e rodas de conversa, visando a construção de reflexões sobre a realidade das mulheres para auxiliar as participantes no enfrentamento às dificuldades existentes no cotidiano.


Podem participar das oficinas mulheres com 15 anos ou mais. No total, serão promovidos 12 encontros, duas vezes por semana, com duração de três horas cada. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas sem custo pelo telefone (43) 9 9618-3824, pelo e-mail [email protected] , ou presencialmente, em qualquer Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Londrina. Os encontros ocorrem na Vila Triolé Cultural, na região oeste, e na Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati, na região sul. Como proposta experimental, foram abertas 30 vagas por região e não foi estabelecido um prazo final para as inscrições.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As oficinas foram abertas inicialmente para adolescentes, jovens, adultas e idosas encaminhadas pelos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, por estarem inseridas num contexto de violência, marginalização e exclusão social. Os encontros tiveram início na semana passada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aulas todas as quartas

Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina

Imagem de destaque
Despedida

Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas

Imagem de destaque
Programe-se!

Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado

Imagem de destaque
Participe!

Grátis: Festival de Palhaçaria Rolé faz espetáculos no fim de semana em Londrina


Nesta segunda etapa, porém, qualquer mulher interessada pode se inscrever e não há idade máxima definida. Em 2018, o projeto está sendo realizado na Vila Triolé Cultural (Rua Etienne Lenoir, 155, Vila Industrial) e na Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati (Av. Guilherme de Almeida, 2,260, Ouro Branco). A partir de janeiro e fevereiro de 2019, as oficinas serão levadas também para a região leste, na Casa da Vila, da Rua Uruguai, 1.656, Vila Brasil; e na região norte, tendo como local a Vila Cultural Flapt!, localizada na Rua Lino Sachetin, 498, Conjunto Habitacional Luiz de Sá.

Publicidade


De acordo com Renata Santana, o projeto irá proporcionar às mulheres um ambiente de vivência e diálogos para estimular o autoconhecimento, por meio de trabalhos corporais e reflexivos, além de dar a elas a possibilidade de estabelecerem vínculos e traçarem paralelos que fortaleçam o empoderamento diante dos problemas do dia a dia na sociedade. "Muitas das participantes são mulheres que viveram situações de violência e exclusão social, então queremos que elas tenham contato com elementos artísticos que lhes tragam um entendimento mais amplo sobre o seu papel na sociedade e seus potenciais", disse.


Renata ainda salientou que a ideia inicial é experimentar, integrar e dar vazão aos conteúdos das pesquisas que ela e Natália Viveiros, que é a proponente do projeto, desenvolveram individualmente desde a graduação em Artes Cênicas na UEL, por volta de 2013, envolvendo o universo feminino. "A partir da percepção que será extraída dos primeiros encontros, alinharemos a construção de uma performance artística que será elaborada e apresentada depois ao público", contou.

Publicidade


Performance
As oficinas servirão como referência para uma pesquisa artística desenvolvida pelas educadoras que coordenam o projeto, que culminará em uma performance das duas sobre o feminino e a violência. As apresentações irão transitar sem amarras por diferentes linhas e propostas, podendo agregar teatro, dança e outros elementos cênicos. A previsão é que sejam feitas em março de 2019, inicialmente nos dois espaços que estão recebendo as oficinas e também no Museu de Arte de Londrina.


A performance trará aspectos autobiográficos, além de memórias e histórias das mulheres que participaram do projeto, dando voz a suas dificuldades, angústias e aos seus silenciamentos.

Publicidade


Cronograma
Região oeste
Local: Vila Triolé Cultural – Rua Etienne Lenoir, 155 – Vila Industrial
Data: De 24 de outubro a 14 de dezembro (quartas e sextas) – 9h30 as 12h


Região sul
Local: Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati – Av. Guilherme de Almeida, 2.260 – Ouro Branco – região sul
Data: 22 de outubro a 10 de dezembro (segundas e quintas) - 14h as 16h30


Região leste
Local: Casa da Vila – Rua Uruguai, 1656 – Vila Brasil
Data: 14 de janeiro a 21 de fevereiro (segundas e quintas) - 9h as 12h

Região norte
Local: Vila Cultural Flapt! – Rua Lino Sachetin, 498 – Conj. Hab. Luiz de Sá
Data: 14 de janeiro a 21 de fevereiro (segundas e quintas) - 14h as 17h


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade