Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pandemia

Editor de imagem do SBT no Rio morre após contrair coronavírus

Folhapress
15 abr 2020 às 09:44
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mesmo após as recomendações de isolamento da OMS e do Ministério da Saúde, o editor de imagem José Augusto Nascimento Silva, hipertenso, continuava trabalhando na Redação da rede de televisão SBT no Rio de Janeiro, um pequeno prédio amarelo de poucas e pequenas janelas no bairro de São Cristóvão, na zona norte carioca.

Após uma colega, que seguia trabalhando, dizer que seu marido apresentava sintomas da Covid-19, José Augusto pediu afastamento, que foi negado por ele não ter mais de 60 anos. Ele começou a sentir sintomas em 29 de março, mas só em 1º de abril conseguiu, com um atestado médico, ficar em casa. Internado desde a tarde do último dia 9, ele morreu na segunda-feira (13) em decorrência do novo coronavírus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao longo dos cerca de 30 anos em que trabalhou na emissora, o responsável pelo acervo de vídeos, que tinha 57 anos, catalogou e organizou mais de 15 anos de reportagens.

Leia mais:

Imagem de destaque
Inscrições abertas

Band abre inscrições para as temporadas do “MasterChef Brasil” em 2024

Imagem de destaque
Parceria de longa data

Ana Hickmann vai apresentar especial de fim de ano na Record; saiba como será

Imagem de destaque
Saiba mais

Luis Miranda e Marcos Veras vão comandar quadros no reality BBB 2024

Imagem de destaque
Entenda

Angelina Jolie diz não conseguir viver livremente após se separar de Brad Pitt


Além de Naná, como José Augusto era conhecido pelos colegas e amigos, outros três funcionários do SBT do Rio foram internados. Nesta terça, um motorista teve alta, após três dias na CTI. Em vídeo gravado ainda da cama do hospital, ele agradece o apoio dos amigos de emissora. Um produtor de jornalismo também já está em casa, mas um auxiliar de câmera segue internado em estado grave.

Publicidade


Em um áudio enviado a colegas, gravado quando ele conseguiu o atestado médico de 14 dias, Naná diz que o SBT é "o epicentro do coronavírus no Rio". Em outro áudio, ele compara a Redação da emissora, que ele e outros funcionários dizem não ter nenhuma janela, ao templo coreano e ao mercado de Wuhan, dois pólos importantes de contaminação na Coreia do Sul e na China.


Ele se mostrava indignado com o fato de a colega Isabele Benito, apresentadora do SBT Rio, jornal que vai ao ar na hora do almoço, ter seguido trabalhando. O marido de Benito estava com suspeita de Covid-19 desde o dia 21 de março, segundo o site Notícias da TV, mas ela só deixou de apresentar o telejornal no dia 27.

Publicidade


O marido de Benito foi internado e ficou cinco dias na CTI, enquanto a apresentadora, segundo ela diz em vídeo ao SBT, não teve sintomas, ainda que seu teste tenha dado positivo. Funcionários estimam entre 20 e 30 os afastados da equipe carioca do SBT, que conta com cerca de 100 pessoas, entre jornalistas, técnicos e pessoal do administrativo.


"[A emissora] fica preocupada que o show não pode parar, quando deveria estar preocupada com as vidas humanas", diz Naná em um de seus áudios, aos quais a reportagem teve acesso.

Publicidade


O SBT manifestou pesar pela morte de seu funcionário e disse, em nota, que adotou as medidas adequadas para a prevenção do contágio e enfrentamento da Covid-19, "atendendo as determinações dos órgãos de saúde e autoridades sanitárias". A emissora diz ainda desconhecer a origem e circunstâncias dos áudios enviados por Naná a colegas.


O pai de Naná, seu Antônio, de 89 anos, viúvo de dois casamentos, morava com ele, além do cachorro Pipoca. Assim que teve o primeiro sintoma, Naná pediu que o pai fosse para a casa da outra filha, Gloria.

Publicidade


Em outro áudio, ainda em casa, quando já apresentava febre, falta de ar e ausência de paladar e olfato, Naná diz aos amigos estar bem, que a febre baixara, e que esperava que os colegas então internados, o auxiliar de câmera e o produtor, ficassem bem.


O sindicato dos jornalistas do Rio de Janeiro procurou o Ministério Público do Trabalho pedindo a fiscalização e interdição imediata da Redação do SBT. Segundo relatório enviado ao MPT, no qual o sindicato acusa a emissora de negligência, "até o princípio dos afastamentos [a Redação] não havia recebido limpeza adequada nem os equipamentos como computadores, teclados e mesas eram higienizados" e "até o dia 4 de abril nenhum empregado tinha álcool em gel, máscara e outro equipamento para evitar a contaminação".

Publicidade


O sindicato também diz ter notificado a emissora, sem ter resposta.


Segundo a Associação Brasileira de Imprensa, ela e também o sindicato dos radialistas do Rio e a Federação Nacional dos Jornalistas procuraram o MPT para denunciar as condições precárias de trabalho da emissora.

Publicidade


A promotora Luciene Vasconcelos, que está com duas denúncias de autores sob sigilo, diz que será realizada nesta quarta (15) uma audiência virtual com um representante do SBT e peritos do MPT, e que já foi pedido à Vigilância Sanitária uma inspeção sanitária na sede da emissora no Rio de Janeiro.


O SBT diz estar à disposição das autoridades.

Nesta terça (14), os funcionários da emissora estão sendo avisados de que a partir de quarta (15) será obrigatório o uso de máscaras entre os trabalhadores. O aviso diz ainda que elas serão distribuídas a todos e indica, com imagens, como colocar e retirar o item de proteção.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade