Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Neste domingo

Novos episódios de Repórter Eco debatem temas socioambientais

Redação Bonde com assessoria
17 mai 2020 às 12:33
- Divulgação/Tv Cultura
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Repórter Eco estreia neste domingo (17) nova temporada com desafios e propostas de solução para temas socioambientais. Em meio à pandemia da Covid-19, o Brasil enfrenta retrocessos na área de meio ambiente.

Um dos destaques é a tentativa de redução da área protegida de Mata Atlântica, que hoje, com os fragmentos por 17 estados brasileiros, garante água, fertilidade do solo e clima para a população. Mário Mantovanni, diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, diz que é inaceitável no atual momento promover destruição da floresta que garante qualidade de vida para a sociedade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A vulnerabilidade das terras indígenas à Covid-19 também é assunto na edição. Cinco séculos após o impacto provocado pela chegada dos colonizadores europeus, os povos indígenas do Brasil correm novo risco de extermínio. O ISA - Instituto Socioambiental alerta que 723 terras indígenas estão vulneráveis à Covid-19, e que há casos da doença atingindo várias etnias, com muitas mortes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Inscrições abertas

Band abre inscrições para as temporadas do “MasterChef Brasil” em 2024

Imagem de destaque
Parceria de longa data

Ana Hickmann vai apresentar especial de fim de ano na Record; saiba como será

Imagem de destaque
Saiba mais

Luis Miranda e Marcos Veras vão comandar quadros no reality BBB 2024

Imagem de destaque
Entenda

Angelina Jolie diz não conseguir viver livremente após se separar de Brad Pitt


Tiago Moreira, pesquisador do Programa de Monitoramento Áreas Protegidas do ISA, afirma que é necessário combater essas ameaças, mas também é necessário ações de saúde extremamente rápidas, no sentido de identificar os possíveis transmissores. "Identificar as pessoas doentes, isolar essas pessoas e fazer a testagem. A testagem é fundamental para identificar as pessoas doentes e fazer com que não haja uma dispersão ainda maior do vírus".


Em outra matéria, O Repórter Eco fala sobre o risco de exploração comercial das cavernas brasileiras, que podem sofrer impactos irreversíveis. O Ministério de Minas e Energia quer mudar a legislação ambiental para permitir a exploração econômica de algumas delas, consideradas de máxima relevância. São cavernas que abrigam espécies de fauna e minerais raros. Para falar sobre o assunto, o programa entrevista o espeleólogo Clayton Lino, presidente da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

O Repórter Eco é apresentado por Márcia Bongiovanni, aos domingos, às 18h, na TV Cultura, com reapresentação às sextas-feiras, às 22h15.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade