Novos episódios de Repórter Eco debatem temas socioambientais

por Redação Bonde com assessoria
   

O Repórter Eco estreia neste domingo (17) nova temporada com desafios e propostas de solução para temas socioambientais. Em meio à pandemia da Covid-19, o Brasil enfrenta retrocessos na área de meio ambiente.

Divulgação/Tv Cultura

Um dos destaques é a tentativa de redução da área protegida de Mata Atlântica, que hoje, com os fragmentos por 17 estados brasileiros, garante água, fertilidade do solo e clima para a população. Mário Mantovanni, diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, diz que é inaceitável no atual momento promover destruição da floresta que garante qualidade de vida para a sociedade.

A vulnerabilidade das terras indígenas à Covid-19 também é assunto na edição. Cinco séculos após o impacto provocado pela chegada dos colonizadores europeus, os povos indígenas do Brasil correm novo risco de extermínio. O ISA - Instituto Socioambiental alerta que 723 terras indígenas estão vulneráveis à Covid-19, e que há casos da doença atingindo várias etnias, com muitas mortes.

Tiago Moreira, pesquisador do Programa de Monitoramento Áreas Protegidas do ISA, afirma que é necessário combater essas ameaças, mas também é necessário ações de saúde extremamente rápidas, no sentido de identificar os possíveis transmissores. "Identificar as pessoas doentes, isolar essas pessoas e fazer a testagem. A testagem é fundamental para identificar as pessoas doentes e fazer com que não haja uma dispersão ainda maior do vírus".

Em outra matéria, O Repórter Eco fala sobre o risco de exploração comercial das cavernas brasileiras, que podem sofrer impactos irreversíveis. O Ministério de Minas e Energia quer mudar a legislação ambiental para permitir a exploração econômica de algumas delas, consideradas de máxima relevância. São cavernas que abrigam espécies de fauna e minerais raros. Para falar sobre o assunto, o programa entrevista o espeleólogo Clayton Lino, presidente da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

O Repórter Eco é apresentado por Márcia Bongiovanni, aos domingos, às 18h, na TV Cultura, com reapresentação às sextas-feiras, às 22h15.

Conteúdo relacionado: