Pesquisar

Canais

Serviços

Rumo às oitavas de final

Após dois anos, Neymar volta ao mata-mata da Liga dos Campeões

Bruno Rodrigues - Folhapress
18 fev 2020 às 14:26
- Reprodução/Instagram/PSG
Publicidade
Publicidade

Dois anos após disputar seu último jogo de mata-mata na Champions League, Neymar, 28, voltará a disputar um jogo eliminatório da competição europeia. Nesta terça-feira (18), o Paris Saint-Germain (FRA) enfrenta o Borussia Dortmund (ALE), na Alemanha, às 17h, no jogo de ida das oitavas de final.

Diante dos alemães, o camisa 10 terá uma oportunidade de enfim ser decisivo para o PSG na Champions. O título da competição é o principal objetivo desde que o clube foi adquirido pelo Qatar Sports Investments, grupo liderado pelo empresário qatariano Nasser Al-Khelaifi, em 2011. Para isso, inclusive, contratou Neymar por 222 milhões de euros (R$ 1 bilhão em valores atuais) em agosto de 2017, até hoje a contratação mais cara da história do futebol.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A última vez que o brasileiro atuou pela equipe parisiense em uma partida de mata-mata foi na edição 2017/2018 do torneio, quando o PSG perdeu para o Real Madrid (ESP) no Santiago Bernabéu por 3 a 1, pelo duelo de ida das oitavas. No jogo de volta, já sem Neymar, que sofreu uma fissura no quinto metatarso do pé direito, o clube foi derrotado no Parque dos Príncipes por 2 a 1 e se despediu da Champions.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pênaltis que não foram

CBF diz que não joga mais sem VAR após polêmicas contra Espanha

Imagem de destaque
Estreia com gol

Endrick diz que sentiu 'leveza impressionante' em 1ª vez no Bernabéu

Imagem de destaque
Em Madri

Brasil empata em 3 a 3 com Espanha em amistoso nesta terça

Imagem de destaque
Novo comentarista

ESPN supera Globo e TNT Sports e contrata ex-jogador Fábio Santos, ídolo do Corinthians


Na edição seguinte, o PSG caiu pela segunda vez consecutiva nas oitavas de final. Dessa vez, com uma fratura no quinto metatarso do mesmo pé, Neymar não disputou nenhum dos dois jogos contra o Manchester United (ING). No duelo de ida, em Manchester, os parisienses pareciam ter encaminhado a classificação com o triunfo por 2 a 0. Na França, porém, perderam por 3 a 1 e deram adeus ao sonho de conquistar o principal torneio de clubes do mundo.

Publicidade


Dois dias antes da eliminação, o atacante estava no Rio de Janeiro curtindo o Carnaval na Sapucaí. Na véspera do confronto com os ingleses, o jornal francês L'Equipe publicou texto no qual afirmou que a lesão "forçou Neymar a parar de driblar nos campos, mas não pôde impedi-lo de dançar no Brasil".
Neymar não joga desde 1º de fevereiro, quando o PSG goleou o Montpellier por 5 a 0 pelo Francês. Na partida, o brasileiro discutiu com o árbitro devido a um cartão amarelo recebido após tentar dar um chapéu. Uma queda o deixou com dores nas costelas, o que o tirou de ação desde então.


Apesar da preocupação com o jogador, o técnico da equipe parisiense, Tomas Tuchel, confirmou a presença do atacante em Dortmund. "Neymar certamente jogará. E isso muda muita coisa. Para mim, para Mbappé e para o resto de seus companheiros", disse o alemão, ex-treinador do Dortmund, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (16).

Publicidade


"Ele [Neymar] tem a capacidade de produzir coisas decisivas. Traz mais confiança e criatividade ao time", completou. Na atual temporada, o camisa 10 ficou fora de 14 jogos do time francês por lesão. Na Champions, perdeu outros dois por questões disciplinares -foi suspenso pela Uefa por criticar nas redes sociais a arbitragem do jogo contra o Manchester United, na edição anterior da competição.


O jogador fez apenas duas partidas até momento pelo campeonato continental, contra Real Madrid (ESP) e Galatasaray (TUR), válidas pela fase de grupos. Ele marcou um gol e deu duas assistências na goleada de 5 a 0 sobre os turcos. Na liga francesa, tem 13 gols e 6 assistências em 14 apresentações. O PSG lidera o Francês com 10 pontos de vantagem para o segundo colocado, o Olympique, e busca seu terceiro título consecutivo. Mas Neymar sabe que uma nova conquista nacional não irá recuperar o carinho do torcedor do PSG, que iniciou a temporada o xingando e pedindo sua saída.


Ele é acusado por parte da torcida de forçar uma transferência para o Barcelona (ESP). O Real Madrid também entrou na disputa pelo atleta no ano passado. A relação com os torcedores tem sido mais amigável recentemente, sem cânticos ofensivos direcionados a Neymar e com alguns aplausos. O caminho para a reconciliação definitiva, contudo, passa por uma inédita conquista da Champions League pelo clube da capital francesa.

BORUSSIA DORTMUND X PARIS SAINT-GERMAIN
17h (de Brasília), em Dortmund
Transmissão: TNT e Facebook do E. Interativo


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade