Pesquisar

Canais

Serviços

Futebol alemão

Lewandowski e Haaland mantêm faro goleador e miram Chuteira de Ouro

Folhapress
18 mai 2020 às 15:45
- Reprodução/Instagram/@_rl9
Publicidade
Publicidade

A rodada do fim de semana da Bundesliga, a primeira em mais de dois meses devido à paralisação por conta da pandemia de Covid-19, deixou a impressão de que algumas coisas já voltaram à normalidade no futebol alemão. Pelo menos para Robert Lewandowski, 31, e Erling Haaland, 19.

Dois dos principais artilheiros da Europa na atual temporada, o polonês e o norueguês retornaram marcando gols e ajudaram Bayern de Munique e Borussia Dortmund a conseguirem suas respectivas vitórias na retomada do campeonato. Lewandowski deixou o seu no triunfo por 2 a 0 do Bayern sobre o Union Berlim e foi a 26 na Bundesliga, se isolando como o goleador do torneio. Timo Werner, do RB Leipzig, que é o segundo na lista, tem 21.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A marca já é melhor do que a alcançada pelo centroavante da equipe de Munique nas temporadas 2013/2014 e 2018/2019, quando terminou a competição como artilheiro com 20 e 22 gols, respectivamente. Erling Haaland, sensação do futebol europeu no período pré-pandemia, também voltou com o faro de gols em dia. Na goleada por 4 a 0 do Dortmund no clássico contra o Schalke 04, o norueguês abriu o placar e marcou o seu décimo gol na liga em apenas nove partidas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Cenário de brasileiros na Libertadores tem altitude e dupla em perigo

Imagem de destaque
Entenda

Por que Flamengo topou menor participação em vendas no contrato com Adidas

Imagem de destaque
Uma bagunça

CPI das Apostas tem senador pedindo zagueiros, gol de Deyverson e mais

Imagem de destaque
No Roda Viva

Leila chama Textor de 'idiota' e pede seu banimento do futebol brasileiro


Os dez com a camisa do Borussia no Alemão se somam aos 16 que ele já havia marcado pelo Red Bull Salzburg no Campeonato Austríaco, na primeira metade da temporada. Na Champions League, o desempenho de ambos também é ótimo. Lewandowski lidera a artilharia do torneio, com 11 gols, enquanto Haaland, já eliminado com o Borussia Dortmund, tem 10.

Publicidade


A volta em grande estilo da dupla no último fim de semana os coloca como fortes candidatos à Chuteira de Ouro em 2019/2020, que premia o maior goleador entre as ligas nacionais europeias. E só a Bundesliga voltou até o momento.
Os dois perseguem o italiano Ciro Immobile, da Lazio, artilheiro da Serie A com 27 gols.


Para Lewandowski, a missão é de certa forma mais fácil, já que os gols na Bundesliga -assim como na de Itália, Inglaterra, Espanha e França- valem dois pontos na conta da Chuteira de Ouro. Com isso, o polonês contabiliza 52 pontos, apenas dois atrás de Immobile. Já Haaland precisa aumentar de maneira considerável o seu registro no Campeonato Alemão se quiser faturar o prêmio.

Publicidade


Isso porque os gols que anotou na liga austríaca valem somente 1,5 ponto na conta da premiação. Assim, com os 16 que marcou pelo Red Bull Salzburg e os dez que anotou com o Dortmund, o norueguês registra 44 pontos (24 + 20). A Bundesliga não tem um vencedor da Chuteira de Ouro desde a temporada 1971/1972, quando o alemão Gerd Müller marcou 40 gols pelo Bayern de Munique, campeão naquela ocasião.


A desvantagem de Lewandowski e Haaland, contudo, está no número de partidas da Bundesliga, que, por ter 18 clubes, é disputada em apenas 34 rodadas, diminuindo as possibilidades dos atacantes que disputam a competição. Os campeonatos Inglês, Espanhol, Italiano e Francês têm 20 equipes. O maior vencedor do prêmio é Lionel Messi, que o conquistou em seis oportunidades, seguido por Cristiano Ronaldo, que ganhou quatro vezes.


De 2007/2008 para cá, só dois jogadores foram capazes de interromper o reinado de Ronaldo e Messi, e ambos são uruguaios: Diego Forlán, com 32 gols na temporada 2008/2009 do Espanhol, e Luis Suárez, artilheiro do torneio em 2015/2016 com 40 gols. Existe a dúvida, porém, sobre se a premiação de fato será entregue nesta temporada.

A Fifa já suspendeu, por exemplo, o The Best, evento que premia os melhores do ano de acordo com a entidade, que entendeu que a paralisação do futebol pelo novo coronavírus tirou a capacidade de avaliar, com clareza, o desempenho de jogadores e técnicos em 2020. Com exceção da liga portuguesa, os principais campeonatos da Europa ainda não têm datas definidas para volta.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade