Pesquisar

Canais

Serviços

Sem ritmo

Libertadores volta desequilibrada após seis meses de pausa

Folhapress
15 set 2020 às 10:48
- Reprodução / Instagram
Publicidade
Publicidade

Paralisada em março por causa da pandemia do novo coronavírus, a Copa Libertadores será reiniciada nesta terça-feira (15), com quatro jogos. Santos e Athletico são os brasileiros que estarão em campo na retomada da disputa, que teve sua situação competitiva significativamente alterada pela Covid-19.


Os times já vivem momentos bem distintos após seis meses. No caso dos representantes do Brasil, houve tempo para recuperar o ritmo desde o retorno dos campeonatos, entre junho e julho, porém o calendário está bem apertado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com duas rodadas por semana no Campeonato Brasileiro até aqui, os jogadores já acusam o desgaste físico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Série A

Brasileirão 2024 terá 134 estrangeiros; veja os números por país

Imagem de destaque
Palmeiras

Raphael Veiga cita aprendizado com Kaká e muda em campo para ser mais decisivo

Imagem de destaque
Indefinido

Paulinho surpreende e ganha sobrevida no Corinthians, mas não sabe do futuro

Imagem de destaque
Morelos

Santos pode usar caso de Lucas Lima para negociar jogador de maior salário


Entre os concorrentes continentais, alguns convivem com o problema oposto. É o caso dos clubes argentinos, que foram autorizados a reiniciar os treinamentos em agosto, mas não participam de duelos oficiais desde março.

Publicidade


Estão na disputa Boca Juniors, River Plate (no grupo do São Paulo), Racing, Tigre (no grupo do Palmeiras) e Defensa y Justicia (no grupo do Santos).


Há duas semanas, o elenco do Boca teve um surto de casos de Covid-19, com um total de 22 atletas infectados após falha na bolha sanitária elaborada pelo clube.

Publicidade


No último dia 8, a pouco mais de uma semana da sua reestreia na competição, o técnico Miguel Ángel Russo começou a receber de volta alguns jogadores que haviam sido contagiados. Outros, que ainda tinham testes positivos mas não apresentavam sintomas, trabalharam separadamente.


O tempo maior levado pela Argentina para permitir a volta do futebol em relação aos adversários faz com que times que antes não eram considerados favoritos em seus grupos passem a sonhar com uma classificação. É o caso da LDU, que está na chave de São Paulo e River Plate.

Publicidade


"Sempre há equipes que são candidatas [ao título], mas agora está equiparado, principalmente porque os argentinos não puderam arrancar [em seu campeonato]", disse o goleiro argentino da LDU, Adrián Gabbarini, que acredita em vantagem do São Paulo sobre o River Plate na retomada do torneio.


Além da Argentina, o futebol também não voltou na Venezuela e na Bolívia. No Uruguai, no Chile, no Peru, na Colômbia e no Equador, as competições tiveram seu recomeço entre o fim de julho e o começo de agosto -sem público, como ocorrerá na Libertadores.

Publicidade


Na disputa continental, a retomada não vai manter a programação original de locais de jogo. Por questões logísticas ligadas à pandemia, alguns estádios foram excluídos do torneio. No Peru, por exemplo, todos as partidas serão realizadas na capital, Lima.


A mudança afetou diretamente o São Paulo, que perdeu por 2 a 1 para o Binacional nos 3.800 m de Juliaca. No até agora equilibrado Grupo D, River Plate e LDU não precisarão encarar essa dificuldade. Todos na chave, após duas rodadas, somam três pontos.

Publicidade


A situação da tabela é a mesma no Grupo C, com as quatro equipes empatadas com três pontos. O Athletico tentará pular à frente a partir das 19h15 (de Brasília) desta terça, contra o Jorge Wilstermann, na Bolívia.


Já o Santos, que receberá o Olimpia às 21h30, na Vila Belmiro, venceu as duas partidas que disputou, contra Defensa y Justicia e Delfín, ainda com Jesualdo Ferreira no comando. Agora, com Cuca à frente da equipe, joga para deixar sua situação bem encaminhada no Grupo G.

Publicidade


Flamengo e Palmeiras, também 100%, lideram o Grupo A e o Grupo B, respectivamente. No Grupo E, o primeiro lugar é dividido pelos rivais Grêmio e Internacional, cada um com quatro pontos.


Com a evolução da pandemia ainda bastante problemática na América do Sul, a Conmebol anunciou um protocolo para que as partidas sejam realizadas com alguma segurança. Ele inclui voos fretados para as delegações, com obrigatoriedade de testes para a Covid-19 nos jogadores.


Só a retomada vai mostrar se a rigidez vai ficar no papel ou ser posta em prática, mas o código tem itens como a proibição do beijo na bola. Há também uma limitação na equipe de mídia de cada clube -o que irritou os dirigentes brasileiros, hoje habituados a produzir material de bastidores com cinegrafistas próprios.


Quem não terá o mesmo papel que vinha desempenhando havia anos é a TV Globo, que decidiu rescindir seu contrato de transmissão diante da recusa da Conmebol em renegociar os valores do acordo na pandemia.

O vazio foi preenchido pelo SBT, que comprou os direitos e começará a exibir partidas nesta quarta (16), com Bolívar x Palmeiras e Universidad Católica x Grêmio. O Facebook segue com exclusividade nos jogos às quintas.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade