Londrina celebra 40 anos da conquista da Taça de Prata

por Tiago Santos - estagiário*
   

O Londrina Esporte Clube comemora, nesta segunda-feira (18), os 40 anos da conquista da Taça de Prata. O torneio nacional, criado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em 1980, era equivalente ao atual Campeonato Brasileiro da Série B. Antes disso, o Brasileirão tinha apenas uma divisão e chegou a ter mais de 100 participantes, que se classificavam de acordo com o desempenho nas competições estaduais.

Divulgação / Londrina Esporte Clube

Para se tornar o primeiro clube paranaense com um título nacional em sua galeria, o Tubarão encarou um campeonato com 64 equipes. A final foi contra o CSA-AL. A primeira partida da decisão foi disputada no dia 11 de maio de 1980, no estádio Rei Pelé, em Maceió. O time de Alagoas abriu o placar, mas o Londrina empatou com gol de Paulinho.

Na semana seguinte, no dia 18 de maio, as equipes voltaram a se enfrentar. O estádio do Café recebeu 36.489 torcedores e o Londrina venceu por 4 a 0. Zé Antônio e Lívio marcaram no primeiro tempo e Paulinho fez dois gols na etapa complementar.

Confira o vídeo:

A campanha do Londrina na competição teve 15 jogos. A equipe comandada pelo treinador Jair Bala somou 11 vitórias, dois empates e duas derrotas, com 26 gols marcados e 12 gols sofridos.

O Londrina Esporte Clube promete relembrar a conquista ao longo de toda a semana em seu site e nos perfis oficiais no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.

Conteúdo relacionado: