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Regulamentação de apostas aumenta esperança de clubes por patrocínio

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 mar 2020 às 09:35
- Pixabay
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Os melhores sites de apostas esportivas do mundo podem ser liberados para atuar no Brasil em breve. As casas especializadas foram autorizadas a entrar no país em dezembro de 2018 com a Lei 13.756/2018. Ainda assim, a regulamentação do setor pelo Ministério da Economia, que está pendente, ainda causa incertezas.

A lei precisa ser regulamentada até o fim do ano para não perder a validade. Segundo membros do Setor Geral de Regulação de Loteria do Ministério da Economia, o faturamento bruto com apostas esportivas nos primeiros anos pode ser de R$ 5 a R$ 6 bilhões.

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À espera da regulamentação definitiva, empresas estrangeiras de apostas se tornaram patrocinadoras importantes no futebol brasileiro. Hoje, 11 times da Série A do Campeonato Brasileiro já fecharam algum acordo com o setor de apostas. São eles: São Paulo, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fortaleza, Santos e Vasco.

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"O tamanho da população e a paixão pelo futebol, aliado com o grande número de apostadores brasileiros que aposta em sites estrangeiros, faz com que o país seja a bola da vez em 2020. Até o momento, as grandes empresas operadoras de apostas esportivas ainda não desembarcaram no Brasil visando ao patrocínio de clubes. Espera-se que isso ocorra quando o mercado estiver regulamentado", explica o advogado Eduardo Carlezzo, em entrevista ao UOL.

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James Scicluna, advogado e sócio do WH Partners, principal escritório de advocacia especializado em apostas esportivas na Europa, afirma que 2020 será um ano importante.


"Vemos um enorme interesse de nossos clientes em operar no Brasil. Há esperança de que o país regule o jogo on-line de uma maneira que estimule a concorrência e exija as melhores práticas de medidas de jogo responsável, ajudando a gerar um novo setor econômico para o Brasil", disse ao Estadão.

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No Brasil, os acordos ainda são pequenos em comparação com times da Inglaterra, que possuem casas de apostas como patrocinadoras masters. Na temporada atual, dos 20 clubes da Premier League, metade têm casas de apostas como principais patrocinadoras: Aston Villa, Bournemouth, Brighton, Brunley, Crystal Palace, Everton, Leicester, Newcastle, Norwich, Watford, West Ham e Wolverhampton.


A estimativa é de que o mercado de apostas esportivas no Reino Unido movimente cerca de R$ 10 bilhões por ano.


Por aqui, apenas Flamengo e Palmeiras não vivem com a corda no pescoço quando o assunto é situação financeira. Para Bruno Maia, especialista em sportstech, fantasy games e mercado de games, a tendência é que o futebol brasileiro siga o modelo da Premier League.

"Acredito que seja um caminho sem volta, com cada vez mais empresas deste segmento entrando no Brasil. Os investimentos tendem a continuar crescendo muito e, em breve, já teremos algum clube anunciando como patrocinador master alguma marca de apostas", afirmou o especialista ao Estadão.


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