Pesquisar

Canais

Serviços

'Inviável'

Renato Gaúcho vira consultor de Bolsonaro sobre volta do futebol

Folhapress
29 abr 2020 às 11:34
- Reprodução / Instagram
Publicidade
Publicidade

Renato Gaúcho virou uma espécie de consultor informal de Jair Bolsonaro sobre o futebol brasileiro. O treinador do Grêmio foi procurado pelo presidente da República na semana passada para falar sobre o retorno de treinos e jogos no país. A posição de Portaluppi foi clara: não é hora de forçar a volta da rotina nos clubes e campeonatos.

Bolsonaro e Renato conversaram por telefone no final da semana passada. O presidente chegou a mencionar a conversa em entrevista concedida na segunda-feira (27), quando citou personagens do futebol contatadas, mas não havia revelado quem era do outro lado da linha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A revelação foi feita por GaúchaZH e confirmada ao UOL Esporte. Renato Gaúcho chegou a ameaçar liderar greve no futebol brasileiro quando do avanço da pandemia do novo coronavírus. A declaração foi dada após jogo contra o São Luiz-RS, pelo Gauchão, em 15 de março. No dia seguinte, a Federação Gaúcha de Futebol paralisou o campeonato.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em Atlanta

Seleção feminina estreia contra Canadá no Torneio SheBelieves neste sábado

Imagem de destaque
Preparação

Teste na Libertadores dá opções para Abel mexer no Palmeiras para final

Imagem de destaque
"A partida quer tenho que jogar está nos tribunais"

Daniel Alves fala pela 1ª vez após deixar a prisão

Imagem de destaque
Nesta sexta

Prefeitura prorroga uso do VGD pelo Londrina Esporte Clube por mais 10 anos


Bolsonaro ouviu de Renato que é inviável o retorno dos treinos agora, mesmo diante de protocolos de prevenção. A circulação de um grande número de pessoas nas instalações do clube é um dos motivos. Outro é o confronto em campo contra adversários que podem não ter testado para a Covid-19.

Publicidade


A ideia geral é que o nome de Portaluppi foi buscado por se tratar de um treinador da primeira divisão, ex-jogador e que se posicionou recentemente sobre a pandemia.


Renato Gaúcho mantém amizade com Jair Bolsonaro há tempos. O treinador do Grêmio e o presidente se aproximaram durante a eleição de 2018 e de lá para cá afinaram o contato a ponto de se falarem 'quase toda semana', segundo pessoas próximas de ambos.

Recentemente, Renato, inclusive, enviou uma camisa do Grêmio de presente ao amigo.
Bolsonaro ouviu Renato abrir voto durante a eleição, e um interlocutor foi responsável por fazer o contato. No ano passado, o presidente chegou a ensaiar presença em jogo do Grêmio para atender convite do treinador.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade